Termina nesta sexta-feira
19/06/2009
“Se essa rua, se essa rua fosse minha... Eu mandava, eu mandava ladrilhar... Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante... Só pra ver, só pra ver meu bem passar...” A cantiga popular ilustrou muito bem a apresentação do arquiteto João Valente Filho, mestre em estruturas ambientais urbanas, que abriu as discussões do segundo dia do Seminário Nacional “Políticas de Transporte Cicloviário”, realizado em Sorocaba, pela ANTP, a Associação Nacional de Transportes Públicos.
O urbanista mostrou, com a ajuda de várias fotos de grandes centros, como é possível compartilhar o espaço, priorizando a qualidade de vida e evitando a poluição do meio ambiente.
O encontro, que começou na quinta-feira (18) e prossegue com debates nesta sexta-feira (19), no Sorocaba Park Hotel, reuniu cerca de 150 técnicos da área, além de grandes nomes do meio. Pelo menos dez estados brasileiros estavam representados no evento, que também falou da oferta de estacionamento de bicicletas públicas, das perspectivas da indústria de bicicletas no Brasil e, ainda, do impacto do transporte cicloviário no desenvolvimento urbano.
O superintendente da ANTP, Marcos Bicalho, destacou que trouxe o seminário para Sorocaba em função do trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, que já construiu 50 mil metros de ciclovias e tem servido de modelo para várias outras cidades. “Estamos aqui pra mostrar o que foi feito de bom, aprender e trocar experiências que podem ajudar ainda mais esse município”, comentou Bicalho.
Semana da Bicicleta continua até domingo
O seminário nacional termina nesta sexta, como parte da Semana da Bicicleta que continua com atividades até domingo (21) quando ocorrerá um grande passeio com saída do Parque das Águas rumo ao Parque dos Espanhóis. E antes disso, no sábado (20) a atração é uma prova ciclística que será realizada no Parque das Águas, a partir das 12h.