Bloqueios educativos
03/07/2009
“Tocou o celular? Então se toque e pare para falar.” Esse é o tema da nova campanha da Urbes - Trânsito e Transportes, que visa conscientizar os condutores a evitar falar ao celular enquanto dirigem. A campanha já está na mídia e a partir da próxima segunda-feira (6) ganhará força com a distribuição de material educativo.
Os folhetos explicam que o uso do celular no trânsito é a terceira principal causa de acidentes em Sorocaba. Esclarece também que o risco de sofrer acidentes fatais chega a nova vezes mais quando o celular é usado ao dirigir. O material esclarece, ainda, que o tempo gasto só para discar o número de um telefone distrai o motorista por 140 metros no trajeto percorrido.
O trabalho será realizado pelo setor de educação para o trânsito, da Urbes, em dois pontos da cidade: na avenida Itavuvu, junto à avenida Ipanema, na zona norte, e na avenida Dom Aguirre, junto à praça Lions, na região central.
Abuso
Segundo o setor de estatísticas da Urbes, o uso do celular ao volante aparece como a segunda maior causa de multas na cidade. De janeiro a junho de 2007, foram aplicadas 2.844 multas por dirigir utilizando-se de telefone celular. No mesmo período do ano passado, o número se repetiu: 2.844 autuações desse tipo. Já de janeiro a junho deste ano, houve um acréscimo considerável. Foram aplicadas 3.906 multas em condutores que falavam ao celular e dirigiam ao mesmo tempo.