Últimos dias
27/01/2010
Os profissionais interessados em continuar exercendo a atividade em 2010 têm somente até sexta-feira (29) para providenciar a renovação anual de alvará.
A Urbes – Trânsito e Transportes registrou, até as 15h30 desta terça-feira (26), 291 pedidos para a renovação anual de alvará dos profissionais de transporte escolar em Sorocaba. O prazo termina nesta sexta-feira (29). Os interessados devem protocolar o pedido na Urbes, que fica na rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama, das 8h às 17h, e apresentar a documentação pertinente, especificada na Resolução nº 101/2002, disponível no site www.urbes.com.br.
A novidade para este ano é que, entre os documentos solicitados, o profissional também tem de entregar uma cópia do Relatório de Medição de Opacidade (RMO), onde consta a medida da opacidade dos gases emitidos pelo escapamento do veículo. O objetivo é o controle da emissão da fumaça preta.
Após a abertura do pedido junto à Urbes, a renovação do alvará será concedida mediante vistoria dos veículos realizada pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em parceria com a Urbes.
Próxima vistoria
A vistoria dos veículos com placas final ímpar será realizada nesta sexta-feira (29), das 8h às 11h e das 13h às 15h, no pátio que fica atrás do Sesi do bairro Mangal. São esperados 197 veículos para este dia. Os condutores devem apresentar o documento do veículo, o alvará vigente e o cartão de vistoria referente ao segundo semestre de 2009.
Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro são vistoriados, desde a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, até o extintor de incêndio.
Depois de aprovado pela inspeção, o motorista deverá protocolar na 19ª Ciretran o documento comprovando que passou pela vistoria. E somente então será possível a retirada do selo de autorização do primeiro semestre de 2010 expedido pela Urbes.
Na última sexta-feira (22), durante a vistoria dos veículos com placas final par,
foram vistoriados 161 veículos de um total de 225 esperados. Os motoristas que não compareceram às vistorias devem apresentar uma justificativa na Ciretran.