Respeito às vagas de pessoas portadoras de deficiência e idosos
17/06/2010
Com o objetivo de fornecer informações e caminhos para ações educativas relacionadas ao uso das vagas especiais de estacionamento, destinadas a pessoas portadoras de deficiência e idosos, a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a ESAMC estão realizando uma série de eventos envolvendo pesquisa, mobilização estudantil e planejamento.
A mobilização estudantil começou no mês passado com uma pesquisa de campo. O trabalho, que envolveu estudantes dos cursos de administração, direito e comunicação social, revelou que 65% dos motoristas não respeitam a regulamentação, especialmente em pólos geradores como os hipermercados e shoppings.
As atividades prosseguiram com uma gincana que propôs aos alunos criar uma campanha educativa que despertasse nos condutores a importância do respeito às vagas especiais. Os vencedores da gincana serão conhecidos na noite desta sexta-feira, dia 18, no auditório da ESAMC, que fica na região central da cidade.
Sob a supervisão da Urbes, 24 grupos (formado por três estudantes cada um) elaboraram peças publicitárias, entre elas anúncios de jornais, sugestões de roteiros de filme de televisão e ações de mobilização. Desse total, doze equipes passaram para a fase final, que será realizada nesta sexta-feira, com a apresentação dos trabalhos e, na sequência, a premiação.
As apresentações serão feitas a uma banca examinadora composta por funcionários da Urbes e professores da ESAMC que selecionarão os três melhores grupos. Os vencedores serão contemplados com bolsas de estudo de 100% para cursos de MBA na ESAMC e HD´s externos.
Os trabalhos gerados na gincana serão ofertados a Urbes para que sejam utilizados em campanhas educativas voltadas exatamente ao respeito no uso das vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência física e idosos.