A partir desta sexta-feira
18/06/2010
Logo mais, às 16h desta sexta-feira, dia 18, a Urbes – Trânsito e Transportes dará início à visitação de locais com grande circulação de pessoas com o objetivo de intensificar a divulgação de informações sobre o uso correto dos equipamentos de retenção para o transporte de crianças. Em um estande itinerante, além de esclarecer melhor os visitantes, orientadores também distribuirão material impresso explicativo.
Já neste fim de semana (sexta, sábado e domingo), o estande itinerante estará montado no Esplanada Shopping. Na segunda (21) e terça-feira (22) da semana que vem, o estande permanecerá no Mc Donald´s, no bairro do Campolim. Na sequência, nos dias 23 e 24, as orientações serão dadas no hipermercado Extra, no bairro Santa Rosália.
O estande também passará pelo Sorocaba Shopping, Paço Municipal, hipermercado Wal Mart, Zoológico Municipal e COOP, que fica na avenida Itavuvu.
Palestra
Na próxima terça-feira, dia 22, a Urbes vai promover uma palestra para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Quem vai dar as orientações é a ONG Criança Segura, que se dedica à prevenção de acidentes com crianças e que hoje é referência nesse segmento no Brasil. O evento será realizado no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas, às 9h.
Obrigatoriedade do equipamento
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fiscalização do uso dos equipamentos de retenção para o transporte de crianças terá início no dia 1° de setembro.
De acordo com a norma do Contran, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. E as crianças com até dez anos devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro.
A penalidade é a prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.