Campanha orienta e mais de cinco mil documentos já estão nas ruas
03/09/2010
A Urbes – Trânsito e Transportes permaneceu até esta semana no supermercado COOP da avenida Itavuvu, onde foi possível dar início ao cadastramento para obtenção das credenciais para vagas preferenciais.
No local foi montado um estande itinerante para incrementar a campanha de incentivo ao uso consciente dessas vagas. “Esse mesmo estande acompanhado da nossa equipe já passou por pontos de grande circulação de pessoas como os shoppings Sorocaba e Esplanada”, destaca o diretor de trânsito da Urbes, Roberto Battaglini.
O engenheiro explica que o objetivo da campanha da Urbes é esclarecer à população quem tem direito às vagas preferenciais, localizadas estrategicamente para facilitar o acesso das pessoas. “Estabelecimentos interessados em colaborar conosco podem entrar em contato diretamente com nosso setor de educação para o trânsito. Fazemos uma programação e levamos o estande e a campanha ao local”, enfatiza Battaglini.
Mais de cinco mil credenciais
Só tem direito às vagas quem tem a credencial expedida pela Urbes. A utilização da credencial foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso dessas vagas. O documento é válido em todo o território nacional.
O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site, além de outros documentos. De outubro do ano passado até agora mais de 5.300 documentos foram emitidos.
No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira da identidade e de um documento, que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo criado pela Urbes e disponível no site (www.urbes.com.br).
Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
O atendimento é das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site www.urbes.com.br.