Urbes lança ações da Semana Nacional de Trânsito
08/09/2010
Oficialmente, a Semana Nacional de Trânsito, começa somente no dia 18, mas a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, já está realizando atividades a partir desta quarta-feira, dia 8.
Este ano, o tema escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) foi “O uso do cinto de segurança e da cadeirinha”. Sorocaba adotou a frase “Respeite a vida: sem o cinto de segurança, ela pode não ter volta”.
A programação foi aberta pela manhã com a realização da minicidade de trânsito, onde a garotada percorreu um novo minicircuito criado pela Urbes, recebeu orientações de agentes de trânsito e também coloriu desenhos.
“Cerca de 1.500 visitantes participarão desse evento que está montado no saguão do Paço Municipal, comenta o presidente da Urbes, Renato Gianolla. A minicidade poderá ser visitada, gratuitamente, até o próximo dia 17.
Durante coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira, na sede da Urbes, Gianolla elencou outras dez ações que serão realizadas até o dia 26 de setembro.
Gianolla lembrou que as conseqüências de uma colisão sempre podem ser minimizadas com o simples ato de usar o cinto no banco traseiro. “Quem pensa na frente, usa o cinto de segurança também no banco de trás”, destacou, explicando que esse slogan poderá ser conferido em cartazes, folhetos para retrovisor, coberturas para bancos de taxi, abrigos de ônibus e até nas traseiras dos ônibus da frota do transporte coletivo.
Outra atração será uma mostra de imagens do trânsito dedicada à Angela Martins, primeira gerente de educação para o trânsito da Urbes, falecida no mês passada. O evento será aberto no dia 19, no Teatro Estação e poderá ser visitado durante quatro dias.
Entre as inovações, estão um desfile de moda, com patrocínio da Yck´s, e uma exposição dos looks. Também haverá dois passeios do Pedala, um noturno, e outro no domingo pela manhã, pra encerrar a extensa programação que inclui, ainda, teatro de rua e desafio intermodal, com caminhada na área central.