Urbes promove Desafio Intermodal e Teatro de rua na Semana do Trânsito
17/09/2010
Tem início, oficialmente, neste sábado, dia 18, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Em Sorocaba, as atividades começaram há mais de dez dias e prosseguem até o dia 2 de outubro, com programação variada.
Na próxima segunda-feira, dia 20, a Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vão promover um desafio à população. Trata-se do Desafio Intermodal, que tem como objetivo viabilizar uma alternativa ao transporte motorizado individual, destacando a importância da preservação do meio ambiente, comparando a eficiência dos diferentes meios de transporte em detrimento do transporte motorizado individual.
O desafio será realizado como uma forma de análise quantitativa do percurso através de uma pesquisa de desempenho dos diversos modais.
A atividade está programada para as 17h, no Largo do Divino. De lá, os participantes seguirão a pé, de bicicleta, de moto, de carro, de táxi e de ônibus até o Parque do Campolim.
Teatro de rua
Outra atração da SNT é o Teatro de rua, que poderá ser visto a partir deste final de semana. No sábado, dia 18, às 11h30, o grupo Nativos Terra Rasgada se apresentará na praça Coronel Fernando Prestes, no centro. No domingo, a atração poderá ser conferida no Paço Municipal, às 16h.
Programação variada
Além do desafio e do teatro, várias ações serão realizadas na próxima semana. Cartazes, folhetos para retrovisores de carros, coberturas para bancos de taxi, abrigos de ônibus e traseiras dos ônibus da frota do transporte coletivo exibem a mensagem da semana deste ano.
Desta vez, o tema escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) foi “O uso do cinto de segurança e da cadeirinha”. E Sorocaba adotou a frase “Respeite a vida: sem o cinto de segurança, ela pode não ter volta”.
Também haverá dois passeios do Pedala: um noturno, no dia 22, e outro no domingo que vem, dia 26, pela manhã, pra agitar a extensa programação que inclui, ainda, uma caminhada na área central, na manhã do dia 22.