Semana do Trânsito
21/09/2010
Integradas à programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) a Urbes-Trânsito e Transportes promoveu blitzes em Sorocaba, nesta terça-feira (21) para orientar motoristas quanto ao uso da cadeirinha e do cinto de segurança. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Educação no Trânsito, com apoio da Gerência de Operação de Trânsito da empresa pública, em três regiões diferentes da cidade.
Os locais escolhidos para a abordagem dos motoristas foram a Zona Sul (Campolim), Zona Norte (Trujillo) e no Centro, no período da manhã, envolvendo exatos 305 veículos. Todas as pessoas foram orientadas quanto ao uso desses equipamentos de segurança e receberam folhetos contendo informações a respeito dos assentos infantis.
As blitzes tiveram caráter apenas educativo e constataram que a maioria dos motoristas transitava de forma irregular. Por conta dessa situação, a partir da próxima semana, a Urbes intensificará as operações de fiscalização, desta vez fazendo valer a legislação em vigor.
Pelas novas regras, crianças com até sete anos e meio precisam da cadeirinha para serem transportadas tanto dentro das cidades, quanto nas rodovias. Os pais devem se adaptar para não correr o risco de serem autuados e até terem o carro apreendido. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) classifica as crianças pela idade, independente do tamanho de cada uma.
Crianças com até um ano devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro. De um até quatro anos deverão usar a cadeira de segurança. De quatro até sete anos e meio deverão usar um assento de elevação com cinto de três pontos.
Quem descumprir a lei será multado em R$191,54 e receberá sete pontos na Carteira de Habilitação (infração gravíssima).
Programação
Dentro da programação da Semana do Trânsito, nesta quarta-feira haverá uma caminhada na região central, em atividade envolvida num movimento internacional “Um dia sem meu carro”. O evento tem a participação da Secretaria do Meio Ambiente, com os participantes saindo às 9 horas do Largo São Bento e seguindo até a Praça do Canhão. Antes do início da caminhada haverá uma apresentação teatral voltada para a educação no trânsito.
Também inserida no contexto ambiental, a partir das 20 horas, a Urbes promoverá o Pedala Noturno, com os ciclistas partindo de quatro pontos: Parque Campolim, Parque dos Espanhóis, Centro Esportivo “Dr. Pitico", na Vila Angélica, e do condomínio Granja Olga, na avenida São Paulo. Os ciclistas seguirão em direção ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté.