Nova campanha da Urbes
27/01/2011
A Urbes - Trânsito e Transportes deu início nesta semana a instalação de faixas em alguns dos principais cruzamentos e nas ruas e avenidas próximas às faculdades e universidades de Sorocaba. O objetivo é informar a população sobre a ilegalidade da prática de brincadeiras conhecidas como “trotes universitários” nas vias da cidade.
De acordo com a Urbes, a ação consiste na colocação gradual de faixas nos locais onde os trotes costumam ocorrer. Já foram colocadas faixas nos seguintes locais: Av. Antônio Carlos Comitre x Av. Washington Luiz, Av. Afonso Vergueiro x Av. Eugênio Salerno, Av. Juscelino K. de Oliveira x Av. Com. Pereira Inácio, Rua da Penha e Praça Dr. José Ermínio de Moraes.
A proibição é prevista no artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na Lei Municipal nº 4.828, de 7 de junho de 1995. Segundo o artigo 254, é proibido ao pedestre permanecer ou andar nas pistas onde trafegam os carros, exceto para cruzá-las onde for permitido. O CTB diz ainda que não é permitida nenhuma atividade em grupo capaz de perturbar o trânsito, salvo aquela com licença da autoridade competente.
As faixas, que já foram usadas nos últimos anos, têm o aviso - Impedido o trote nas vias - Risco de atropelamento, além do número da Lei Municipal e uma menção ao CTB. Os alertas serão colocados gradativamente ainda nos seguintes locais: Rua da Penha, Rua Arthur Gomes, Rua Romeu do Nascimento, Av. Independência, Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, Av. Armando Pannunzio, entre outras vias.