Urbes se destaca na comemoração do 3º aniversário do “Pedala”
01/04/2011
O terceiro aniversário do programa “Pedala Sorocaba” comemorado pela Prefeitura de Sorocaba e pela Urbes – Trânsito e Transportes, junto com a população, foi um grande sucesso de público no último domingo, dia 27. Cerca de seis mil pessoas participaram do evento.
Um mega passeio agitou as ruas da cidade. A concentração dos ciclistas foi em quatro pontos: Parque Campolim (zona sul), avenida General Carneiro, na praça Oxford (zona oeste), Parque dos Espanhóis (zona leste) e Centro Esportivo Dr. Pitico (zona norte).
A festa terminou no Parque das Águas, onde também foi celebrada a Semana do Rio Sorocaba, com a realização de atividades em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. No local, a população se divertiu, ainda, com atrações como sorteio de bicicletas, oficina de plantio de árvores e distribuição de mudas.
Um show à parte foi a participação dos funcionários da Urbes que se reuniram na sede da empresa e se juntaram ao pelotão que partiu do Campolim. Mais de ciclistas, entre funcionários e parentes, uniformizados, ajudaram a colorir as ruas de Sorocaba.
O Pedala
O Pedala Sorocaba faz parte de um plano cicloviário criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.
Como Sorocaba conta, atualmente, com cerca de 70 km de ciclovias, o Pedala contribui, por meio de ações e eventos de caráter de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.
O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.
Entre as ações promovidas pelo Pedala, destaque para os grandes passeios ciclísticos, o Espaço Pedala (fechamento da avenida Dom Aguirre, aos domingos, junto ao Parque das Águas, das 8h às15h); o Pedala Noturno (passeio ciclístico noturno que acontece toda última quinta-feira do mês); o Pedala Cultural (versão especial do Pedala Noturno, com a narrativa histórica dos pontos visitados durante o percurso); a Semana da Bicicleta; o Fórum Técnico Pedala; a Volta Ciclística do Estado de São Paulo (parceria com a Rede Globo); e o apoio às provas ciclísticas, entre outros. Essas ações já envolveram cerca de 150 mil ciclistas ao todo.