Mais uma da Semana Nacional de Trânsito
20/09/2011
O Desafio Intermodal, realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, no final da tarde desta segunda-feira, dia 19, foi um grande sucesso e provou que um dos modais mais eficientes e sustentáveis é a bicicleta.
O evento não foi uma competição. Serviu como pesquisa para avaliar o desempenho dos seis tipos de modais de transporte – a pé, bicicleta, motocicleta, carro, taxi e transporte coletivo – não só pelo tempo empenhado como também pelos benefícios que podem causar à saúde dos participantes, todos voluntários.
O tempo computado foi do deslocamento completo da pessoa, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento do modal, no caso da motocicleta e do automóvel, por exemplo. Nos deslocamentos foram respeitadas todas as regras de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).
Os 36 participantes saíram de quatro pontos diferentes em direção à praça Frei Baraúna, no centro:
1. Praça Adolpho Hanickel - vulgo Praça da Bíblia- próximo ao Carrefour Sonia Maria
2. Praça dos Tropeiros – em frente à Santa Casa
3. Parque Campolim
4. Largo do Divino
O primeiro a chegar foi Moacir Junior, de 46 anos. Ele saiu, de bicicleta, da praça Adolpho Hanickel e chegou à praça Frei Baraúna em apenas 9min57seg. Em seguida, chegou, também de bicicleta, e do mesmo ponto de partida, o voluntário Luiz Adriano Seabra, em 10min24seg. O terceiro a cruzar a faixa de chegada, em 10min28seg, foi Áquila Toledo, que largou de moto do Campolim.