Urbes faz palestras educativas sobre uso da cadeirinha
11/07/2012
Nestas quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, a Urbes - Trânsito e Transportes realizará palestras para alertar sobre a necessidade do uso correto do cinto de segurança na gestação. As exposições acontecerão na quinta-feira (12) na Policlínica e na sexta-feira (13) no Hospital da Mediplan. A atividade também abordará a importância do bebê-conforto, da cadeirinha e do assento de elevação para as crianças com até sete anos e meio de idade ao serem passageiras em veículos.
Na Policlínica o horário das palestras será às 10h e às 13h30. No Hospital da Mediplan, a partir das 9h. O público-alvo desta ação educativa é formado por gestantes e mães que tiveram seus bebês há pouco tempo. A palestra é conduzida pela equipe de Educação da Urbes.
Assento de segurança obrigatório
O transporte de crianças com até dez anos somente no banco traseiro era uma obrigatoriedade prevista no Código de Trânsito Brasileiro, desde sua entrada em vigor, conforme Art. 168 e Resolução nº 15/1998, sendo o desrespeito considerado infração de trânsito de natureza gravíssima, a qual sujeita o condutor à multa pecuniária no valor de R$ 191,54 e acréscimo de sete pontos ao prontuário.
No entanto, a Resolução 277, de 2008, veio para uniformizar procedimentos, considerando a entrada em vigor da NBR 14400, que define critérios para dispositivos de retenção para crianças. A determinação é para que crianças até sete anos e meio sejam – sempre – transportadas em assentos especiais.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, “dispositivo de retenção para crianças é o conjunto de elementos que contém uma combinação de tiras com fechos de travamento, dispositivo de ajuste, partes de fixação e, em certos casos, dispositivos como: um berço portátil porta-bebê, uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção anti-choque que devem ser fixados ao veículo, mediante a utilização dos cintos de segurança ou outro equipamento apropriado instalado pelo fabricante do veículo com tal finalidade. Os dispositivos mencionados são projetados para reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança com idade até sete anos e meio”.