Índice de respeito às vagas preferenciais é de 95% em Sorocaba
19/02/2013
Urbes mediu número positivo através de pesquisa realizada nos principais polos geradores de tráfego
No período de 11 a 14 de janeiro deste ano a Urbes – Trânsito e Transportes, através do setor de Educação para o Trânsito, realizou mais uma etapa da pesquisa semestral que mede o índice de respeito às vagas preferenciais nos principais polos geradores de tráfego de Sorocaba. De acordo com o levantamento, o índice de respeito às vagas preferenciais é de 95%. O comportamento dos motoristas foi analisado em onze estabelecimentos diferentes e levou em consideração quesitos como tipo de vagas, número de vagas especiais disponíveis, vagas ocupadas e livres, e uso ou não da credencial.
O número é considerado muito positivo pelos técnicos da Urbes, já que no segundo semestre de 2012 foi avaliada uma pequena queda no respeito às vagas destinadas à idosos e portadores de necessidades especiais, se comparado com os índices do primeiro semestre do mesmo ano. A pesquisa do primeiro semestre de 2013, em comparação com a pesquisa do segundo semestre de 2012, mostrou um avanço do nível de respeito em 12%.
O trabalho de conscientização sobre vagas preferenciais, realizado pela Urbes desde 2010, destacou que o respeito a esse tipo de espaço evoluiu em aproximadamente 171%.
Somente no ano passado 1.890 pessoas foram abordadas e orientadas sobre o uso correto das vagas especiais através de ações nas ruas, shoppings e hipermercados. De caráter educativo, a atividade chega até os condutores em forma de orientação educativa e distribuição de folhetos sobre o tema.
Espaços públicos como o Paço Municipal e as Casas do Cidadão, além das unidades de saúde, associações de aposentados e deficientes, INSS, entre outros, já receberam a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes nessa atividade. A campanha também já percorreu shoppings e hipermercados da cidade para esclarecer à população quem tem direito às vagas preferenciais, localizadas estrategicamente para facilitar o acesso das pessoas, e como fazer para usá-las corretamente.
Polos geradores de tráfego (shoppings e hipermercados entre outros) já possuem vagas adequadas, e nos termos das Leis Federais nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e 10.098/2000. Há a obrigatoriedade de reserva de 5% das vagas para idosos e 2% para portadores de mobilidade reduzida.
Sobre os resultados da pesquisa
Confira os índices de respeito às vagas preferenciais medidos pela Urbes:
· 1º semestre de 2013 = 95% de respeito
· 2º semestre de 2012 = 83% de respeito
· 1º semestre de 2012 = 89% de respeito
· Em 2011 = 73% de respeito
· Em 2010 = 35% de respeito
Vaga consciente
A utilização da credencial para o uso das vagas preferenciais foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso dessas vagas. O documento é válido em todo o território nacional.
O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site, além de outros documentos. De outubro do ano passado até agora mais de quatro mil documentos foram emitidos.
No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira da identidade e de um documento, que comprove o local de sua residência. Desde 2010 até agora, mais de 21.400 idosos já solicitaram a credencial que lhe dá direito ao uso das vagas preferenciais.
Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo criado pela Urbes e disponível no site (www.urbes.com.br).
Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
O atendimento é das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site www.urbes.com.br.