Campanha educativa para ciclistas estará no Parque do Campolim neste domingo
28/06/2013
Mais uma etapa da “Campanha para Ciclistas”, desenvolvida pela Urbes – Trânsito e Transportes, será realizada neste domingo (30), a partir das 10h00, na praça Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim. A atividade acontecerá na chegada dos participantes do 1º Passeio Ciclístico \"Pela vida contra as drogas\" que terá concentração na praça Coronel Fernando Prestes, às 9h, e saída às 10h, com destino ao Campolim.
A “Campanha para Ciclistas” tem o objetivo de alertar os usuários de bicicletas a trafegarem preservando suas próprias vias e também a dos outros que estão em deslocamento pela cidade. Os ciclistas que passarem pelo local receberão um squeeze, adesivos refletivos para as bikes e uma cartilha de orientação sobre como pedalar com segurança na infraestrutura viária direcionada às bicicletas.
A “Cartilha do Ciclista” visa fomentar a convivência harmônica entre os diversos modais dentro do sistema viário e aumentar a segurança dos ciclistas a fim de diminuir ou até mesmo eliminar as ocorrências de acidentes envolvendo ciclistas.
Estrutura cicloviária
Sorocaba possui hoje 106 quilômetros de ciclovias, o que a torna a segunda cidade do país com maior extensão de ciclovias, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Do total, 103 quilômetros são para uso exclusivo de ciclistas e 3 quilômetros são de ciclofaixas.
A cidade possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um.
Aqueles que gostam de pedalar contam também com o Programa Integrabike de empréstimo gratuito de bicicletas. O sistema conta com 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.