Dia Mundial sem Carro: Tudo pronto para o Passeio Ciclístico que acontece no domingo


20/09/2013


Domingo (22) é dia de sair de casa de bicicleta, pedalar pelas ruas de Sorocaba, para aderir ao Dia Mundial sem Carro e participar do Passeio Ciclístico da Primavera. A atividade sobre bicicletas está inserida na programação da Semana Nacional do Trânsito, organizada pela Urbes – Trânsito e Transportes. A concentração para o passeio ciclístico começa às 8h00 e a saída acontecerá às 9h00.
Serão realizadas quatro saídas simultâneas de ciclistas, orientadas pela Urbes, dos seguintes pontos: Parque Campolim (Zona Sul), Praça Oxford (Zona Oeste), Parque dos Espanhóis (Zona Leste) e do Centro Esportivo “Dr. Pitico (Zona Norte).Todos se encontram na Praça Lions, na avenida Dom Aguirre, e seguem até o Parque das Águas, para o encerramento do passeio. O percurso de cada ponto de saída até o Parque das Águas tem cerca de 7 quilômetros de extensão e a duração estimada é de cerca de 1h20.
Durante a passagem dos participantes as vias do trajeto estarão fechadas. O passeio é realizado em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul.

Estrutura organizada

Crianças, jovens e adultos podem participar do passeio que contará com o apoio dos agentes de trânsito da Urbes e dos guardas civis municipais para a segurança de todos e interdição do tráfego de veículos, enquanto for necessário.
Haverá dois mecânicos disponíveis (um em frente ao Poupatempo e outro próximo à Ponte do Pinga-Pinga) para pequenos reparos nas bicicletas, se necessário. Banheiros químicos serão instalados próximos ao Terminal São Paulo e ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre.
Os ciclistas também poderão contar com quatro pontos de apoio para beberem água durante o percurso: próximo ao Poupatempo, Corpo de Bombeiros, Ponte do Pinga Pinga e na chegada, no Parque das Águas.

Dia Mundial sem Carro

A Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro” (22 de setembro) é um momento de reflexão sobre a prioridade das políticas públicas para os automóveis e motocicletas. O movimento acontece todos os anos, e em 2013 mobiliza até o momento mais de duas mil cidades no mundo. No Brasil esta é a décima terceira edição e tem prevista a participação de mais de 25 cidades.
A Jornada surgiu na França em 1997, e no ano passado já se fez presente em 40 países. A primeira Jornada Brasileira aconteceu em 2001 por iniciativa do Instituto de Mobilidade Sustentável - RUAVIVA, sediado em Belo Horizonte e é o responsável da jornada do Brasil perante a organização internacional.
Em 2013, se agregam à organização da Jornada o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte de Qualidade para Todos (MDT) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Recebe o apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fórum de Secretários de Transporte e Trânsito e da Secretaria de Mobilidade e Transporte do Ministério das Cidades




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP