``Não estrague a festa. Bebida e direção, não!´´ é tema de campanha da Urbes para o final do ano
06/12/2013
Com a aproximação do período de festas de fim de ano a Urbes – Trânsito e Transportes dá início na próxima segunda-feira (9) a uma campanha de orientação sobre boas condutas para motoristas, motociclistas e pedestres. Com o tema \"Não estrague a festa. Bebida e direção, não!\", a Urbes quer chamar a atenção para a importância da responsabilidade na hora de conduzir veículos nas ruas movimentadas da cidade durante este período de compras.
A campanha se estenderá até o final deste mês. Tanto a Avenida Dom Aguirre quanto a Avenida Itavuvu receberão painéis com mensagens que remetem à conscientização sobre os perigos do uso de bebidas atrelados à condução de veículos. Os painéis de mensagens variáveis da marginal do Rio Sorocaba também receberão frases de alerta relacionadas à campanha, que também estará na traseira dos ônibus do transporte coletivo.
A equipe da Urbes percorrerá estacionamentos do comércio da cidade para distribuir aos condutores um material educativo que traz dicas de segurança no trânsito.
Para Renato Gianolla, presidente da Urbes, \"o período de festas e confraternizações também é um bom momento para a reflexão sobre a necessidade de mudarmos a forma de se conduzir um veículo. Respeito, gentileza e cuidado devem fazer parte do nosso dia a dia em qualquer situação. Devemos pensar primeiro nos elementos mais vulneráveis do trânsito, que são os pedestres e os ciclistas. Beber e dirigir não deve ser uma prática aceitável nos dias de hoje\", destaca.
Dicas importantes
Veja aqui as dicas da Urbes para um trânsito mais seguro no período de festas e férias:
CONDUTOR
Quem tem prioridade é o pedestre; Não estacione em locais proibidos; Não ultrapasse os limites de velocidade; Respeite sempre a sinalização e o agente de trânsito; Nunca conduza o veículo após ingerir bebida alcoólica; Utilize sempre o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; Sempre que possível, dê preferência ao transporte coletivo; Crianças, só na cadeirinha.
MOTOCICLISTA
Pilote com cautela; Use o capacete de proteção devidamente afivelado; Utilize apenas os locais destinados a estacionamento para motocicletas.
PEDESTRE
Ande somente na calçada e, ao atravessar a rua, utilize as faixas de segurança; Aguarde o ônibus sair do ponto para atravessar a rua; Atenção às crianças mantendo-as sob seu domínio segurando pelo pulso.