Empresas habilitadas na PPP para implantação do BRT farão visita técnica monitorada
11/03/2014
Representantes das empresas habilitadas para apresentação de projetos técnicos para a implantação e operação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Sorocaba participam nesta quar ta-feira (12), a partir das 10h, de uma visita técnica pelos roteiros que compreenderão os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste dessa nova modalidade de transporte coletivo da cidade. O grupo sairá do Paço Municipal e percorrerá as principais vias que integrarão os dois eixos do BRT.
De acordo com o secretário-executivo do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas de Sorocaba, o secretário municipal de Fazenda, Aurílio Caiado, a visita será uma oportunidade para os técnicos das empresas interessadas nessa PPP conhecerem in loco, acompanhados pelos técnicos que operam o atual sistema de transporte coletivo - no caso a Urbes - alinhando, dessa forma, as informações a respeito de particularidades do sistema existente, como, por exemplo, as Áreas de Transferências e as ciclovias, que deverão ter suas funcionalidades completamente preservadas e integradas ao BRT.
BRT
O BRT em Sorocaba - que consiste na implantação e operação de rede de aproximadamente 35 quilômetros de corredores de transporte coletivo, nos quais se incluem as paradas e os terminais urbanos - prevê investimento inicial em torno dos R$ 190 milhões em infraestrutura, que se somará ao serviço de transporte coletivo já existente.
O município já conta com financiamento aprovado pelo Governo Federal por meio do PAC-2 da Mobilidade para investimentos nessa modalidade de infraestrutura pública.