Ônibus elétrico em teste entra em operação na linha 100 - Expresso
27/03/2014
Já está em teste e disponível para os usuários da linha 100 – Expresso do Transporte Coletivo Urbano o primeiro ônibus 100% elétrico. A primeira viagem entre os terminais Santo Antonio e São Paulo aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), com partida do Terminal Santo Antonio. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio conheceu o veículo e acompanhou esta primeira viagem do ônibus que ficará em teste na cidade por cerca de 30 dias, com o acompanhamento operacional da Urbes – Trânsito e Transportes.
Também conheceram o ônibus elétrico Rodrigo Maldonado (chefe do Gabinete do Poder Executivo), Jussara de Lima Carvalho (secretária do Meio Ambiente), Celso Bersi (diretor de Transportes da Urbes), representantes da empresa chinesa BYD, do Consórcio Sorocaba (Consor) e jornalistas.
Sobre o ônibus elétrico
O veículo, modelo urbano com piso baixo, pertence à empresa chinesa BYD que está fazendo uma série de testes no Brasil. A intenção é avaliar o desempenho técnico e operacional em sistemas de transporte coletivo urbano. O veículo já operou em linhas em São Paulo e agora operará temporariamente em Sorocaba.
O ônibus elétrico possui 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. O veículo é alimentado por baterias de fosfato de ferro, tecnologia ambientalmente responsável, não emite poluente e não precisa do sistema de rede elétrica como os trolebus que rodam em São Paulo, por exemplo. Ele possui autonomia de 250 a 320 km dependendo das condições da operação e sua recarga é feita durante a noite na garagem por um período de 5 horas. Possui dois motores elétricos no eixo de tração, o que torna o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros.
A BYD é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo. Há alguns anos entrou neste mercado fabricando ônibus e veículos de passeio elétricos. A Urbes não possui neste momento informações relativas a sua manutenção ou preço comercial.