Ciclovias, Integrabike e Escola do Pedala de Sorocaba são destaque em programas de TV do Estado
12/05/2014
Sorocaba foi destaque em dois programas de TV exibidos neste final de semana para todo o Estado de São Paulo. Primeiro, a Escola do Pedala foi mostrada pelo programa Antena Paulista exibido pela Rede Globo no sábado (10) e apresentado pelo jornalista Carlos Tramontina. As ciclovias e o sistema Integrabike de bicicletas gratuitas foram apresentados aos telespectadores do Programa Raízes do Sertão, exibido no sábado (10) pela TV Record Rio Preto e apresentado pelo cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis. A Escola do Pedala, as ciclovias e o Integrabike são iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura através do Programa Pedala Sorocaba, coordenado pela Urbes – Trânsito e Transportes.
O Programa Pedala Sorocaba foi criado em 2008 criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer. O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas. Ele foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e, através da Urbes, está focado para o conceito da mobilidade sustentável.
115 quilômetros de ciclovias
Sorocaba possui atualmente 115 quilômetros de rede cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas compartilhada), sendo a segunda maior do país, atrás apenas da existente na cidade do Rio de Janeiro. Do total, 110 quilômetros são de ciclovias, 3 quilômetros são de ciclofaixas e 2 quilômetros de faixa exclusiva compartilhada com ônibus (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer). É um investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. A ciclovia também é um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.
As ciclovias bem estruturadas, completamente interligadas e que cruzam a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste são um incentivo para que os moradores pedalem e utilizem a bicicleta em seus deslocamentos. A Urbes trabalha com o conceito de que a bicicleta é uma importante ferramenta de complementação nos deslocamentos, diminuindo os tempos de percurso e evitando o uso de veículos particulares.
Bicicletas gratuitas no Integrabike
Lançado em 2012, o Programa Integrabike de empréstimos gratuitos de bicicletas públicas conta 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.
A concepção básica do programa de bicicletas públicas parte do incentivo a utilização deste modal de forma a abranger os quesitos de sustentabilidade e da mobilidade urbana. Na concepção do projeto, a sua vinculação ao transporte coletivo permite à utilização das bicicletas como complemento de viagem, que pode ser para o trabalho, lazer, esporte, cultura, etc.
Aos domingos têm Escola do Pedala
A Escola do Pedala foi criada em 2011 para promover a educação para o trânsito a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Desde o seu início, mais de 17.800 pessoas já aprenderam a andar de bicicleta ou ganharam mais confiança para utilizar este meio de transporte.
A atividade acontece todos os domingos, das 8h às 12h, no Parque das Águas, é gratuita e empresta bicicletas e capacetes aos alunos. A intenção da iniciativa é ajudar as pessoas a aprender sobre equilíbrio e orientar os ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito, ensinar noções básicas de segurança individual e coletiva, como o uso do capacete, tangente de curvas, atenção com os cruzamentos das vias, o que fazer quando o piso está molhado e/ou está chovendo, quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar, regras básicas de trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A escola orienta ainda sobre as regras de boa convivência com diferentes modais de transporte, auto-defesa durante as pedaladas, entre outras informações.
Para assistir aos programas exibidos, clique nos links abaixo: