Projeto "Tempo Amigo" ensina idosos a se locomoverem com segurança
26/05/2014
Grupo fará percurso a pé para identificar e evitar os perigos e riscos em seus deslocamentos
Mais uma turma de participantes das atividades do Clube do Idoso do Pinheiros participa nesta terça-feira (27) da atividade de mobilidade na terceira idade desenvolvida pela Urbes – Trânsito e Transportes. Denominado “Tempo Amigo”, o projeto de mobilidade na terceira idade teve início no dia 13, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de mostrar na pratica estratégias para aumentar a segurança nos trajetos desse público.
Esta segunda turma de idosos a receber as instruções sobre mobilidade é composta por 15 pessoas, que acontecerá uma vez por semana no Clube do Idoso, sempre às terças-feiras.
A intenção do projeto é que o idoso reconheça as dificuldades sensoriais da própria idade e que possa compensá-las de outra forma visando sua segurança, além de resgatar os seus conhecimentos sobre trânsito e aprender novas estratégias para aumentar a confiança pessoal nos trajetos.
Trajeto a pé e de transporte coletivo
O Projeto “Tempo Amigo” acontecerá das 8h30 às 11h00 e começará com uma palestra teórica sobre a mobilidade urbana na terceira idade. Depois, os idosos farão um percurso a pé rumo ao Terminal São Paulo passando pela Ponte José Sanches, Praça Dom Tadeu Strunck e Rua Leopoldo Machado. Todo o trajeto será guiado por educadores da Urbes e monitores do Clube do Idoso quando o grupo poderá identificar e evitar os perigos e riscos nos deslocamentos a pé, no transporte coletivo e também com orientações sobre quando estão em automóveis, seja como condutor ou passageiro.
No Terminal S. Paulo, embarcarão na linha Expresso do transporte coletivo até o Terminal Santo Antônio, retornarão ao Terminal São Paulo e seguirão no transporte coletivo de linhas 78 ou 43 ou 49 para retorno ao Clube do Idoso e avaliação da atividade.