Primeira turma da Escola do Pedala da Terceira Idade se forma dia 14 e faz passeio ciclístico para comemorar
08/08/2014
Atividade faz parte da programação de aniversário dos 360 anos da fundação de Sorocaba.
Depois de várias horas/aulas, muita dedicação e coragem para enfrentar um novo desafio, a primeira turma de participantes da Escola do Pedala da Terceira Idade já tem motivos para comemorar. Na quinta-feira (14), às 8h15, no Clube do Idoso, acontece a formatura dos dez primeiros grupos que aprenderam a andar de bicicleta. Para comemorar essa vitória a turma saíra às 9h00 para um passeio ciclístico pela ciclovia da Avenida Dom Aguirre em direção à Usina Cultural. Depois, retornam para o Clube do Idoso para um piquenique sobre as árvores. O passeio ciclístico dos idosos faz parte da programação do mês de comemorações ao aniversário de fundação da cidade.
Setenta pessoas passaram por aulas práticas para manter o equilíbrio em cima da bicicleta e a pedalar, seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. A iniciativa realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com sócios do Clube do Idoso aconteceu entre os meses de junho e julho, num trajeto montado ao ar livre. A meta principal desta atividade foi formar um grupo de ciclistas de terceira idade conscientes da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde através da atividade física.
Bicicletas e capacetes
A Escola do Pedala da Terceira Idade emprestou as bicicletas e os capacetes aos alunos, que receberam instruções sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos, possibilidade de transporte através do uso das bicicletas.
A Escola do Pedala para os mais velhos faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade engloba também o projeto Tempo Amigo, que orienta os idosos a reconhecer as dificuldades sensoriais da própria idade e a compensá-las de outra forma visando sua segurança, além de resgatar os conhecimentos sobre trânsito e novas estratégias para aumentar a confiança pessoal nos trajetos. A ação acontece sempre às terças-feiras, também no Clube do Idoso.
Sobre a Escola do Pedala
A Escola do Pedala foi criada em maio de 2011 para promover a educação para o trânsito a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Ela é realizada sempre aos domingos, entre 8h30 e 12h00, no Parque das Águas. Ela faz parte do Programa Pedala Sorocaba, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer. O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.
O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.
Escola do Pedala domingo no Parque das Águas
Todo domingo tem Escola do Pedala no Parque das Águas. A atividade é gratuita e para todas as idades cujo objetivo é ensinar a andar de bicicleta com segurança. A atividade acontece das 8h às 12h e também incentiva as pessoas a aprimorar suas técnicas com a bike.
A Escola do Pedala empresta bicicletas e capacetes aos alunos. Aos interessados basta apenas estarem de tênis e roupa confortável. A intenção da iniciativa é ajudar as crianças a aprender sobre equilíbrio e orientar os ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito, ensinar noções básicas de segurança individual e coletiva, como o uso do capacete, tangente de curvas, atenção com os cruzamentos das vias, o que fazer quando o piso está molhado e/ou está chovendo, quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar, regras básicas de trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A escola orienta ainda sobre as regras de boa convivência com diferentes modais de transporte, auto-defesa durante as pedaladas, entre outras informações.