Mais de 400 pessoas participam do Pedala 24 horas com início às 9h deste sábado
19/09/2014
Atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Urbes
Ao todo 28 equipes, representadas por 470 inscritos, participam da 2ª edição do Pedala 24 Horas neste sábado (20), evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. A atividade gratuita começa às 9h com pedaladas até às 9h do dia 21 (domingo) na ciclovia do Parque das Águas, somando 24 horas de pedaladas dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito 2014.
O Pedala 24 Horas se propõe a fortalecer as equipes de ciclistas constituídos na cidade, bem como incentivar mais pessoas e seus familiares e amigos a pedalarem pela malha cicloviária de Sorocaba, que hoje já soma 115 quilômetros de extensão. Vale destacar que a atividade não é uma competição, mas sim, um desafio para as equipes inscritas a permanecerem no circuito da ciclovia por 24 horas ininterruptas.
No Parque das Águas foi montada uma estrutura especial para receber os ciclistas e também quem passar pelo local para acompanhar as pedaladas das equipes. Atrações musicais, de teatro, mágica e dança vão manter os participantes cheios de energia e animação para pedalar pelos 1.600 metros que compõe a ciclovia do parque.
O Programa Viva Esporte e Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer, estará no Parque das 9h às 13h oferecendo atividades esportivas e de lazer para a comunidade, como vem sendo feito toda terça, quinta e domingo. Para divertir os ciclistas e familiares durante o Pedala 24 Horas, a atividade foi antecipada em um dia. Jogos de mesa (pingue-pongue, xadrez, pebolim, damas, dominó), perna de pau, vôlei e pintura são algumas das atividades que serão oferecidas.
O Pedala 24 Horas conta com os seguintes apoios: Sesc Sorocaba, Shimano, Amplaytude Eventos, Sorocaba Refrescos e Padaria Real.
Sobre o Programa Pedala Sorocaba
O Pedala 24 horas é uma das ações do Programa Pedala Sorocaba, definido como uma política pública de governo, estruturado para atuar em diversos segmentos sociais. O principal objetivo é de promover a mobilidade urbana sustentável, por meio da implantação de uma vasta rede cicloviária em todas as regiões da cidade, bem como, pelo apoio de ações e eventos voltados ao incentivo da bicicleta como modo alternativo de transporte, num processo educacional de caráter permanente e multiplicador.
Outras atividades deste sábado na Semana de Trânsito
Carreta da Mobilidade – Em parceria com o Instituto Defenda Sorocaba e Disal Consórcios, a carreta estacionada junto ao Parque das Águas promoverá palestras aos estudantes da rede municipal sobre o tema “Mobilidade para Todos”, com atividades às 11h.
Pit Stop – inspeção veicular oferecida gratuitamente através da parceria firmada com a Porto Seguro aos veículos que passarem pelo Parque das Águas neste sábado (20), das 9h às 17h. O serviço contará com equipamentos modernos aptos a analisar com precisão vários itens do automóvel.
Blitz Direção Segura – no sábado (20) a blitz educativa “Direção Segura”, realizada em parceria com a Polícia Militar (PM) a fim de abordar os motoristas que passarem pela Avenida Antonio Carlos Comitre acontecerá a partir das 17h.
Sobre a Semana Nacional de Trânsito
Este ano, o mote proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Semana Nacional de Trânsito é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, que está no foco das várias ações programadas pela Urbes.
Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é lembrada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.