Trecho da Rua Brigadeiro Tobias será fechado ao tráfego nesta sexta para obras de alargamento das calçadas
15/01/2015
A partir das 6h30 desta sexta-feira (16) o trecho da Rua Brigadeiro Tobias compreendido entre as Ruas XV de Novembro e a Monsenhor João Soares será fechado para o tráfego de veículos. O bloqueio é necessário para que as obras de alargamento nas calçadas dessa via sejam realizadas, melhoria esta que trará mais segurança e conforto aos pedestres que circulam por elas. Apenas o trânsito de moradores locais e pedestres será permitido. As obras serão realizadas pela Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Serviços Públicos (Serp).
Agentes da Urbes – Trânsito e Transportes estarão posicionados nas proximidades para orientar os motoristas sobre as opções de desvio do trecho que receberá a intervenção. A Urbes também instalará placas para avisar sobre as obras. O trecho da rua será liberado assim que as mudanças sejam finalizadas.
A escolha da Rua Brigadeiro Tobias se deu em razão da calçada ser estreita e desalinhada. Em alguns pontos, a calçada tem apenas 90 centímetros de largura e um poste de energia no meio, dificultando a passagem de pedestres e impedindo, por exemplo, o deslocamento de cadeirantes.
Mais acessibilidade
Para que a calçada possa ser alargada, o espaço da via destinado aos veículos será reduzido, com passagem de apenas um carro. Também não será mais permitido estacionar em ambos os lados da via. O trecho da rua tem aproximadamente 150 metros de extensão. Alguns prédios, como o que abriga a Fundec, são construções antigas, de alinhamento irregular, por isso a calçada ampliada oscilará entre 1,55m e 2,85m de largura, mas com acessibilidade total.
A melhoria na acessibilidade é uma das propostas do Plano de governo da atual administração, que visa facilitar o deslocamento das pessoas, principalmente daqueles com alguma deficiência. Esse trecho da Rua Brigadeiro Tobias será o projeto piloto e, dependendo da resposta do público, será ampliado para as demais vias que compreendem o quadrilátero formado pelas avenidas: Afonso Vergueiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Dom Aguirre e Eugênio Salerno.