Lançamento do Projeto "Party: Na Direção da Vida" para jovens será no dia 13, às 10h
08/04/2015
A Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes e parceiros, lança no dia 13 deste mês o projeto “Party: Na Direção da Vida”, direcionado ao jovem entre 15 e 18 anos que estejam no Ensino Médio a fim de prevenir os eventos traumáticos de trânsito que acometem pessoas nessa faixa etária. O lançamento oficial do projeto em Sorocaba, que teve início no Canadá, será às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.
O objetivo é expor ao público jovem os fatores de risco da ingestão de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos automotores em uma população de alunos do Ensino Médio de instituições públicas e privadas de Sorocaba. São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social e da Educação, a Concessionária CCR Viaoeste, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.
Ao longo de 2015 nove grupos, formados por cerca de 25 alunos cada, participarão da atividade que consiste na visita à ala de Trauma do Hospital Regional de Sorocaba, bem como no acompanhamento de palestras e testemunhos reais de jovens vítimas de acidentes de trânsito. “Desta forma, esses jovens terão contato direto e real com o que leva as pessoas a praticarem atitudes que resultam no evento traumático de trânsito que trazem consequências às suas vidas para sempre”, esclarece o diretor presidente da Urbes, Renato Gianolla.
“Os acidentes de trânsito têm como causa principal o comportamento humano dos motoristas. Em geral excesso de velocidade, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de celular são ingredientes dessa fórmula mortal. Já investimos em educação para o trânsito através do Programa Estrada para a Cidadania com foco em crianças na faixa dos 9 anos. Através do projeto “Na Direção da Vida” os jovens que estão mais próximos da direção serão conscientizados das atitudes que levam a esses acidentes e assim apostamos num futuro com mais cidadania e mais vida”, diz o diretor presidente da Concessionária CCR Viaoeste, Eduardo Moraes Siqueira Camargo.
Sobre o Party
O programa Party - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.
Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.
Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.
Dinâmica do Projeto em Sorocaba
O primeiro grupo a participar do projeto é formado por alunos da Escola Municipal “Leonor Pinto Tomaz” que visitam o Hospital Regional no dia 14, terça-feira, com atividades das 7h30 até às 11h. São jovens que estão prestes a concluir o Ensino Médio e se tornarão os multiplicadores desse trabalho entre os colegas.
A atividade começa com palestras dos parceiros envolvidos realizada no auditório da PUC, seguido de um lanche aos alunos que, depois, seguem divididos em três grupos em visitas à ala de trauma do Hospital Regional, onde serão acompanhados por médicos que explicarão as complexidades das lesões sofridas pelos pacientes em acidentes de trânsito. Na sequência os alunos voltam ao auditório da PUC para ouvir relatos de jovens vítimas de acidentes de trânsito.
Simulador de velocidade
Durante o lançamento do projeto “Na direção da vida” a CCR Viaoeste, parceira na atividade, colocará em exposição o simulador de impacto cedido pela Artesp - Agência de Transporte do Estado de São Paulo – e que é utilizado nas campanhas de conscientização do uso do cinto de segurança.
Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem a noção da força causada pelo impacto de uma batida à baixa velocidade, ampliando a sua sensibilidade sobre a importância do uso do cinto de segurança. O equipamento se move a 5 km/h e recebe um impacto como se fosse um choque entre dois veículos.
A campanha pelo uso do cinto de segurança foi idealizada a partir de constatação de pesquisa realizada pela Artesp que mostrou que 53% dos passageiros do banco traseiro não utilizam cinto de segurança nas rodovias sob concessão do Estado de São Paulo. Na região de Sorocaba, o índice de passageiros que não utilizam o equipamento no banco traseiro é de 48%.
Endereços:
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – no Alto da Boa Vista.
O Hospital Regional fica na Rua Cláudio Manoel da Costa, 564 – no Vergueiro.