Atenção para os desvios de trânsito e transporte durante as obras na Avenida Dr. Américo Figueiredo


14/04/2015


mapa dos desvios

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Para garantir a fluidez ao tráfego de veículos e a segurança de todos durante o período de obras na Avenida Dr. Américo Figueiredo, os amarelinhos da Urbes – Trânsito e Transportes monitoram o trânsito nas proximidades, que conta com sinalização de desvio.

Desvio do transporte coletivo

As linhas 60 – Ouro Fino, 73 – Júlio de Mesquita e   77 – Santa Bárbara (via Av. Gal. Carneiro) do transporte coletivo são desviadas da seguinte forma:

• Do Terminal Santo Antônio ao bairro: seguem normal até a Avenida Dr. Américo Figueiredo, depois segue via Alamedas das Camélias, dos Cravos, das Azaléas e Rua Jorge Campestrini, Rua José Maria Marques em direção à Avenida Miguel Patrício de Moraes, retornando para a Avenida Américo Figueiredo para seguir o seu itinerário normal até o ponto final.

• Do Ponto Final ao Terminal Santo Antonio: segue normal até a Avenida Dr. Américo Figueiredo, depois segue pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, Rua José Maria Marques, Alamedas Jorge Campestrini e das Azaléas e Rua Benedito Ferreira Teles, seguindo seu itinerário normal até o terminal Santo Antonio.

Desvio do trânsito

Os motoristas têm as seguintes opções de trajetos:

Sentido Wanel Ville: Para os motoristas que seguem em direção ao bairro Wanel Ville a opção de desvio utilizará as seguintes vias: Alamedas das Dálias, dos Unsidiuns, das Acácias e Ruas Profa. Yvonne Tunis Soares, José Angelo Fazano e Avenida Adão Pereira de Camargo. Sentido centro: no retorno em direção ao centro o trajeto é o mesmo, porém utilizando a Alameda das Acácias até sua interseção com a Avenida Dr. Américo Figueiredo.

Sentido Júlio de Mesquita: os motoristas que seguem em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho podem utilizar como opção de rota as Alamedas das Azaléas, Ruas Jorge Campestrini, José Maria Marques, Patrício de Moraes e Leondino Caramez, optando pelas Avenidas Santa Cruz ou Dr. Américo Figueiredo. Sentido centro: o trajeto proposto é o mesmo, até a Alameda das Azaléas, quando o motorista deve acessar à Rua Benedito Ferreira Teles em direção ao centro ou, se preferirem, podem utilizar como rota a Avenida Santa Cruz.   

Sobre a obra

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), os trabalhos estão sendo feitos de forma simultânea em dois pontos de travessia afetados pelos alagamentos ao longo do Itanguá: nas avenidas Américo Figueiredo e Adão Pereira de Camargo. Nesses locais é feita a troca da tubulação por sistemas de galerias com sessões retangulares, que permitem maior vazão de água, de forma a evitar represamentos e o consequente alagamento das pistas. As obras incluem ainda a reconstrução do asfalto e recolocações dos gradis.

O secretário de Mobilidades, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antonio Benedito Bueno Silveira, informou que a intervenção mais complicada será no trecho da Avenida Américo Figueiredo. “Há uma adutora e um emissário de esgoto que passam por lá, sem contar a questão da interdição do trânsito, que torna a situação ainda mais delicada”, pontua.

No trecho da Av. Adão Pereira de Camargo uma nova travessia será construída no local, à direita da atual para quem segue no sentido Centro/bairro. “Depois faremos a interligação e vamos demolir a atual”, completa.

O engenheiro da Semob, Hideo Kamada, explicou que as travessias de córrego nos dois pontos terão sistema de galerias retangulares, que permitem uma maior vazão de água. “Cada sessão terá oito metros de largura por quatro de altura, com uma vazão de 140 m³/s.” Esse redimensionamento foi feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Contrato emergencial

Os serviços são realizados pela empresa Ellenco Construções Ltda., contratada por meio de processo licitatório em caráter emergencial. O investimento será de R$ 2.507.538,96, referente às intervenções nos dois pontos. A Semob esclarece que, embora sejam obras emergenciais, com dispensa de licitação, mesmo assim há uma série de procedimentos legais que precisam ser seguidos. “Por exemplo, são necessários três orçamentos distintos, para posterior escolha da empresa que vai fazer o serviço”, explica Hideo.

Inicialmente houve demora no fornecimento dos orçamentos por parte das empresas, que foram analisados pela Secretaria de Administração (Sead) e ficou constatada a falta de documentação obrigatória. Os documentos foram solicitados e a Administração Municipal recebeu o material na última sexta-feira. A assinatura do contrato foi feita pela Prefeitura na segunda-feira (13).




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