Prolongamento da Rua Araçoiaba foi liberado neste domingo


06/07/2015


Reabertura da pista implica em mudança no trajeto de trinta linhas do transporte coletivo desafogando o trânsito na região central da cidade

O prolongamento da Rua Araçoiaba, no Centro de Sorocaba, foi liberado ao trânsito de veículos na madrugada deste domingo (5), a partir das 4h, conforme informações da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). O terceiro teste para constatação da regularidade do processo de cura do concreto da pista, realizado na quinta-feira (2), indicou que a via já está apta a receber o impacto de veículos pesados. No início da manhã desta seguna-feira (06) a Urbes – Trânsito e Transportes implantou novamente mudanças no trajeto dos ônibus do transporte coletivo em seu acesso e saída do Terminal Santo Antônio, utilizam a via recém-concretada.

A implantação do prolongamento da Rua Araçoiaba faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público. A empreendedora do shopping arcou com os recursos das obras viárias, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações. O local inicialmente recebeu asfalto, que apresentou defeito logo após a abertura ao tráfego, no dia 26 de fevereiro. As obras de reconstrução tiveram início no dia 1º de junho.

No sábado (4), foi analisado o resultado do quarto e último teste de rompimento do concreto, de modo a comprovar a resistência do pavimento. O procedimento foi executado por um laboratório especializado de São Paulo, contratado pelas empresas que construíram a pista.

Ao todo, 150 m³ de concreto foram utilizados na reconstrução do trecho. Após a remoção total do asfalto, uma camada de concreto, que varia de 16 a 18,5 centímetros de espessura, foi utilizada como pavimento da pista, além de 12,8 toneladas de malha de ferro para estruturar o concreto. O novo pavimento terá vida útil de 20 a 30 anos e capacidade para receber alto fluxo de veículos de grande porte.

 

Sinalização e trânsito

A conclusão dos serviços se deu com a pintura de sinalização de solo. As placas de trânsito e de pontos de parada de ônibus estão instaladas. Ainda na quinta-feira (3) foram colocadas as últimas peças de pisos táteis nas calçadas, complementa o mestre de obras da empresa responsável pelas obras, Assuete da Silva Gonçalves.

A pista no prolongamento da Rua Araçoiaba é de uso exclusivo do transporte público coletivo, bem como para carga e descarga nas docas do shopping. O acesso às docas já está liberado pela rua Dr. Luiz Ferraz Sampaio Jr. e no domingo foram retiradas as faixas de isolamento que estavam na esquina com a rua Comendador Oetterer.

“O serviço ficou muito bem feito. A nova via é um avanço e vai melhorar e desafogar o trânsito do centro, melhorando a qualidade de vida de quem passa por aqui, inclusive de quem chega de ônibus”, acredita o comerciante Renato Ferreira, 55 anos, que tem uma loja e também reside naquela região há 16 anos.

Ônibus

Renato comenta que o esquema montado pela Urbes, com os ônibus que vêm da Rua Comendador Oetterer acessando o Terminal Santo Antônio sem ter de ingressar na Rua Dr. Álvaro Soares – que já funcionou por algumas semanas quando da abertura do prolongamento da Rua Araçoiaba – reduz a demanda de tráfego na região. A mudança busca dar mais fluidez ao trânsito, diminuindo o fluxo de veículos de transporte coletivo da Rua Álvaro Soares.

A Urbes explica que para o transporte coletivo o prolongamento da Rua Araçoiaba é parte do chamado “Ramo C” e será utilizado para entrada e saída dos ônibus que fazem embarque e desembarque de passageiro no Terminal Santo Antônio. Esta rota privilegia e agiliza a operação do transporte coletivo, pois possibilita a redistribuição eficaz dos itinerários de trinta linhas, proporcionando melhorias nas condições do trânsito em vias da região central.

A implantação da operação “Ramo C” também ocorreu no domingo e, com isso, os ônibus que vêm ao centro pela rua Comendador Oetterer viram à direita antes de chegar à rua Álvaro Soares para chegar ao terminal Santo Antônio.

Já os coletivos que saem com destino à Zona Norte e que efetuam atualmente seus itinerários pelas Ruas Padre Luiz e Moacir Figueira, em direção à Rua Hermelino Matarazzo, voltam a utilizar a Rua Araçoiaba até a Rua Dom Antonio Alvarenga, acessando a Rua Hermelino Matarazzo e o Viaduto Jânio Quadros em direção à Zona Norte.

Ao longo do “Ramo C”, a Urbes instalou vinte placas de regulamentação e 330 metros de sinalização de solo. Também foram implantados dois conjuntos semafóricos, sendo um no cruzamento da Rua Comendador Oetterer com a Rua Araçoiaba, e outro no cruzamento da Rua Dom Antônio Alvarenga com a Rua Araçoiaba.

 

Confira a relação das 30 linhas que utilizam o Ramo “C”:

 

02 – Brasilândia

 

05 – Vila Carvalho / Vila Fiore (somente itinerário via R. Hermelino Matarazzo)

 

14 – Santa Rosália

 

19 – Progresso

 

20 – Carol

 

21 – Lopes de Oliveira

 

23 – Industrial/Dois Corações

 

26 – Ipanema/Bom Jesus

 

28 – Mineirão

 

36 – Porcel

 

38 – Aparecidinha/Éden

 

39 – Aldeia dos Laranjais

 

39/1 – Santa Esmeralda

 

42 – Laranjeiras

 

45 – Retiro São João

 

46 – Paineiras

 

48 – Aparecidinha/Castelinho (exceto via D. Aguirre)

 

54 – Paes de Linhares

 

57 – Guaíba

 

59 – Maria Eugênia

 

61 – Iporanga

 

62 – São Bento

 

62/1 – São Bento II

 

64/2 – Paço Municipal/Vila Santana

 

64/3 – Paço Municipal/Gal Osório

 

64/4 – Paço Municipal/Maria Eugênia

 

69 – Caguaçu

 

70 – Nova Sorocaba/Novo Horizonte

 

76 – São Guilherme

 

79 – Policlínica




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