Aprendizes do CIEE de Sorocaba participam na terça-feira do Projeto "Party: Na Direção da Vida"
08/07/2015
Jovens aprendizes vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Sorocaba participam na próxima terça-feira (14) da quarta etapa do projeto “Party: Na Direção da Vida”, cujo objetivo é mostrar ao público adolescente os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas atrelada à direção de veículos automotores. A atividade é realizada pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes.
A partir das 7h30 os aprendizes assistirão palestras, visitarão o setor de Trauma do Hospital Regional e ouvirão testemunhos de quem já sofreu eventos traumáticos no trânsito. A meta é falar a esse público que está prestes a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a concluir o Ensino Médio. Depois, eles se tornarão os multiplicadores desse trabalho entre os colegas.
São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Sedu), a Concessionária CCR Viaoeste, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.
Ao longo de 2015 nove grupos, formados por cerca de 25 alunos cada, participarão da atividade que consiste na visita à ala de Trauma do Hospital Regional de Sorocaba, bem como no acompanhamento de palestras e testemunhos reais de jovens vítimas de acidentes de trânsito.
Sobre o Party: o programa Party - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto. Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente. Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.
Local de realização do projeto: as palestras acontecerão no auditório da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica (PUC) que fica no 4º andar do prédio, com entrada pela Avenida Pereira Inácio, s/n.