Alunos do Colégio Montesso participam nesta terça-feira do Projeto "Party: Na Direção da Vida"
05/10/2015
Alunos do Colégio Montesso participam nesta terça-feira (06) da sétima etapa do projeto “Party: Na Direção da Vida”, cujo objetivo é mostrar ao público adolescente os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas atrelada à direção de veículos automotores. A atividade é realizada pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes.
A partir das 7h30 os estudantes assistirão palestras, visitarão o setor de Trauma do Hospital Regional e ouvirão testemunhos de quem já sofreu eventos traumáticos no trânsito. A meta é falar a esse público que está prestes a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a concluir o Ensino Médio. Depois, eles se tornarão os multiplicadores desse trabalho entre os colegas.
São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Sedu), a Concessionária CCR Viaoeste, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.
Ao longo de 2015 nove grupos, formados por cerca de 25 alunos cada, participarão da atividade que consiste na visita à ala de Trauma do Hospital Regional de Sorocaba, bem como no acompanhamento de palestras e testemunhos reais de jovens vítimas de acidentes de trânsito.
Sobre o Party
O programa Party - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.
Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.
Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.
Local de realização do projeto
As palestras acontecerão no auditório da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica (PUC) que fica no 4º andar do prédio, com entrada pela Avenida Pereira Inácio, s/n.