Ciclovia da Dom Aguirre já conta com sistema de videomonitoramento
10/11/2015
São 19 câmeras entre avenida Juvenal de Campos até o Parque das Águas
Com investimento de R$ 259.300,00 por parte da Prefeitura de Sorocaba, a malha cicloviária da Avenida Dom Aguirre passa a contar com um sistema de videomonitoramento completo. Com a aquisição de nove câmeras de movimentação horizontal de 360°, vertical de 90° e um zoom de 30 vezes, os dez quilômetros de via entre a Avenida Juvenal de Campos e a rua João Ribeiro de Barros, nas imediações do Parque das Águas, contará com dezenove equipamentos de monitoria 24 horas.
O videomonitoramento é controlado pela Urbes - Trânsito e Transportes e pela Guarda Civil Municipal (GCM) que, desde outubro, também faz o ‘espelhamento’ das imagens para a Polícia Militar e em breve também para a Polícia Civil. Assim, simultaneamente e em tempo real, a polícia acessa as informações transmitidas.
O investimento da Prefeitura no sistema contemplou, ainda, um software de gerenciamento e o servidor. O equipamento permite o armazenamento de gravação por um período de trinta dias.
Trânsito monitorado
Sorocaba conta, atualmente, com 106 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade. Dessas, 55 estão no trânsito e funcionam dentro da Muralha Eletrônica. As demais estão instaladas em áreas públicas e externamente em próprios municipais.