Carnaval 2016: Campanha "Chega de brincar com nossas vidas" vai a dois clubes neste fim de semana


29/01/2016


A Urbes – Trânsito e Transportes estará nos dois eventos de Carnaval em clubes programados para este final de semana com a Campanha de Educação  para o Trânsito denominada “Chega de brincar com nossas vidas”.  O objetivo da campanha é orientar os foliões para uma prática muito simples: se for beber, não dirija. Procure outros meios seguros para voltar para casa com segurança como pegar um ônibus ou chamar um taxi. 

Três garrafas infláveis medindo oito metros, cada uma com um carro dentro, foram estrategicamente colocadas em pontos da cidade de grande movimentação para chamar a atenção sobre os perigos da combinação do álcool com a direção de veículos. As peças estão na na Praça Dom Tadeu Strunck (Av. Dom Aguirre), na Avenida Dr. Armando Pannunzio e na Avenida José Joaquim Lacerda. 

Fiscalização nas ruas

Além do trabalho educativo da Urbes, as blitze de fiscalização nas ruas também serão intensificadas e poderão acontecer em diversos locais e horários pela cidade, que não são divulgados por questão estratégica. O objetivo é fiscalizar e orientar os motoristas sobre a proibição de dirigir veículos após o consumo bebidas alcoólicas. 

O esforço para realizar blitze nas ruas tem um único objetivo para Urbes, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal: reduzir o número de acidentes de trânsito que combinam a condução de veículos e o uso de bebidas alcoólicas, e que faz do Brasil um dos países mais violentos do mundo nesse quesito. 

Blitze desse tipo serão realizadas perenemente na cidade, próximas a bares, casas de shows e festas, e têm por meta também alertar os motoristas de que as autoridades de trânsito estão nas ruas coibindo o uso de bebidas alcoólicas atreladas à condução de veículos. 

Punição

Quem for flagrado sob efeito de álcool em qualquer concentração é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até que outro condutor habilitadose apresente em condições de dirigir. O condutor que passar da concentração de 0,34mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de dirigir.

Sobre a Lei Seca

Promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, a Lei Seca endureceu as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. A lei nº 12.760, conhecida por “tolerância zero”, foi sancionada em 20 de dezembro de 2012 e instituída pela resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 23 de janeiro de 2013.

 


 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP