"Party Brasil: Na Direção da Vida" alerta jovens sobre risco de beber e dirigir
09/05/2016
“A palestra foi muito importante porque tinha muita coisa e eu não sabia, e sempre tem aquela história que somos jovens e isso não vai acontecer conosco” disse a estudante Carolina de Araújo Reis ao fim do bate-papo desta segunda-feira (09) durante a realização de mais uma etapa do Projeto “Party Brasil: Na Direção da Vida”.
Desta vez, os alunos do Ensino Médio do Colégio Véritas – Unidade Vila Santana participaram da atividade educativa da Prefeitura de Sorocaba, realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes. As palestras do “Party Brasil: Na Direção da Vida”aconteceram na Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia da Universidade Católica (PUC) com a participação dos parceiros do projeto que prestam auxílio ao cidadão em primeiros socorros nos acidentes de trânsito. Houve a orientação aos jovens sobre o risco da ingestão de bebidas alcóolicas e direção.
Após as palestras os estudantes seguiram para o setor de Trauma do Hospital Regional e puderam conhecer a ala que cuida de pacientes que se envolveram em acidentes de trânsito. “Na nossa idade é muito comum acontecer acidentes e nós temos de nos conscientizarmos” citou Vinicius Gabriel de Oliveira, que se prepara para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Depois da visita ao Hospital, os alunos retornaram para receber a última palestra com o voluntário Emerson Canãs, que deu seu testemunho sobre como se tornou um cadeirante após um acidente de trânsito e em uma conversa com os jovens alertou sobre os riscos da direção não defensiva.
O objetivo desta ação é conscientizar jovens que estão prestes a se tornarem condutores a não misturar bebida alcóolicas e direção de veículos automotores. E assim tornar cidadãos mais conscientes e multiplicadores da boa ação no trânsito.
São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação (Sedu), a Concessionária CCR Viaoeste, a empresa Viação Cometa, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.
Sobre o Party Brasil
O Projeto teve início em 2015 e já orientou mais de 160 adolescentes de Sorocaba. O Party Brasil - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.
Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.
Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.