SNT 2016: Programação desta terça-feira terá blitz educativa, aula de bicicleta e minicidade


19/09/2016


A Semana Nacional de Trânsito prossegue nesta terça-feira (20) com atividades para crianças, condutores e também para o público da melhor idade. Durante esta semana, todos os tipos de públicos abordados pela Urbes – Trânsito e Transportes receberão orientações sobre como serem membros participativos para um trânsito mais seguro, já que este ano o tema escolhido em deliberação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.  

 

O tema proposto para a semana acompanha a evolução das ações das campanhas de educação de trânsito realizadas em todo o país. A Urbes- Trânsito e Transportes, engajada nessa proposta, está promovendo diversas ações no decorrer da semana para conscientizar a sociedade com a “valorização da vida” e assegurar a integridade física e moral de todos em um trânsito seguro. O tema incentiva que haja abrangência nacional de atividades de conscientização no trânsito. 

Atividades programadas

Às 8h, no Clube do Idoso, que funciona junto ao Centro Esportivo "André Matiello", no bairro de Pinheiros,  será realizada mais uma aula da Escola do Pedala para a Terceira Idade, atividade da Prefeitura de Sorocaba, realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A meta é ensinar os idosos a andarem de bicicleta, além de aprimorarem as habilidades daqueles que sabem pedalar. Durante a Semana Nacional de Trânsito os participantes também receberão orientações sobre como serem atuantes na mobilidade urbana preservando suas vidas e a dos outros. Das 9h às 10h30, no entorno da Praça Ferreira Braga – Centro, acontecerá uma blitz educativa que vai chamar a atenção dos condutores para um trânsito mais gentil e seguro. 

Já a  “Minicidade de Trânsito”, cujo enfoque é destinado às crianças prossegue montada das 13h às 20h no Shopping Cidade Sorocaba.  Para a Urbes, chegar até a criança com preceitos de educação para o trânsito é pensar no futuro da mobilidade urbana. A minicidade possui faixas de travessia de pedestres, semáforos e placas de sinalização. As crianças se tornam pequenos motoristas e motociclistas, pois utilizam triciclos para percorrer o circuito fictício. A “Minicidade de Trânsito” contará também com um balcão de informações com exposição de dispositivos de segurança para as crianças.

A Semana Nacional de Trânsito é prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro e é um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP