Bicicleta foi primeiro meio de transporte a cumprir o Desafio Intermodal 2016 em Sorocaba
29/11/2016
A bicicleta foi o primeiro meio de transporte a cumprir o trajeto de 3,5 quilômetros proposto pelo Desafio Intermodal 2016. Com o tempo de 9’28”, o ciclista frequente fez o percurso entre o Ginásio de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na Zona Leste, e o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim – Zona Sul de forma mais rápida, superando os outros modais participantes da atividade, mesmo sob a garoa fraca que caiu na cidade na tarde de segunda-feira (28). Desta forma, a bicicleta demostrou pela quarta vez consecutiva ser o modal mais eficiente na cidade. Todos os quatro trajetos propostos no Desafio Intermodal deste ano possuíam 3,5 quilômetros de extensão.
O segundo participante a chegar ao ponto de encontro do Desafio foi um motociclista que também saiu do Ginásio de Esportes e fez o percurso em 10’01”. Já o terceiro voluntário a chegar foi uma ciclista frequente, que em 11’30” cumpriu o trajeto partindo da Praça São José, na Zona Oeste, em direção ao Campolim.
O primeiro ciclista eventual a chegar partiu da Praça São José e fez o trajeto em 12’00”. O primeiro automóvel a cumprir o desafio fez o percurso em 12’43” entre o Largo do Divino (Zona Oeste) e o Parque do Campolim, chegando em 6º lugar no ranking da atividade.
O primeiro passageiro de táxi a chegar ao destino partiu da Praça São José e fez o percurso completo em 13’41”. Já o primeiro passageiro do transporte coletivo saiu da Praça Carlos de Campos e fez o trajeto em 18’30”.
Pedestres participaram
O primeiro pedestre a chegar ao Parque do Campolim costuma caminhar com frequência e fez o percurso em 26’15”, partindo da Praça Carlos de Campos. Ele ocupou a 20ª colocação no ranking de chegada. O primeiro pedestre idoso a chegar fez o tempo de 33’47” com saída da Praça São José. Já o primeiro pedestre eventual fez o percurso do Ginásio Municipal ao Parque do Campolim em 36’20”.
O Desafio Intermodal é realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e propõe uma reflexão sobre as formas de deslocamentos escolhidas na cidade e sua efetividade.
Forma de computar o tempo
O tempo computado no Desafio Intermodal leva em consideração o deslocamento completo da pessoa, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento do modal, no caso da motocicleta e do automóvel, por exemplo. Nos deslocamentos devem ser respeitadas todas as regras de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).
Sobre o Desafio Intermodal
O evento não é uma competição. Serve como pesquisa para avaliar o desempenho dos seis tipos de modais de transporte – a pé, bicicleta, motocicleta, carro, taxi e transporte coletivo – não só pelo tempo empenhado como também pelos benefícios que podem causar à saúde dos participantes, todos voluntários. O levantamento dos dados obtidos serão computados num relatório.
Os locais de saída foram: Ginásio de Esportes Dr. Gualberto Moreira, Praça Carlos de Campos, Praça São José e Largo do Divino. Cada saída possui trajeto com 3,5 km de extensão. A chegada foi no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.
Ao todo 36 pessoas estarão empenhadas em vencer este desafio, distribuídas da seguinte forma:
• 4 pedestres idosos
• 4 pedestres que caminham com frequência
• 4 pedestres que caminham eventualmente
• 4 motociclistas
• 4 condutores de carro
• 4 passageiros para táxi
• 4 passageiros para transporte coletivo urbano
• 4 ciclistas eventuais
• 4 ciclistas frequentes