Campanha "Meu Tesouro, Meu bebê" orientará pais sobre importância da cadeirinha
05/12/2016
A Urbes- Trânsito e Transportes programou para esta terça-feira (047) mais uma ação da Campanha Educativa “Meu tesouro, meu bebê” para alertar os pais sobre a importância da segurança de crianças nos veículos. A atividade acontece das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30 na Rua Ossis Salvestrini Mendes, atrás do Extra Santa Rosália.
A ação educativa chama a atenção sobre a importância do uso do dispositivo de segurança correto para os pequeninos, conforme suas faixas etárias, pesos e tamanhos. E também faz um apelo aos pais sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito para que as crianças deixem de ser vítimas fatais em acidentes pelo não uso da cadeirinha.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Tipos de dispositivos de segurança
Para preservar a integridade física da criança durante o transporte em veículos, é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel. Os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais para que o dispositivo seja instalado no veículo de forma correta.
Veja aqui os tipos de dispositivos de segurança:
Bebê conforto: de costas para o motorista e para crianças de até um ano de idade;
Cadeirinha: voltada à frente do veículo, na posição vertical e para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos;
Assento de elevação: para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio atrelado ao cinto de segurança de três pontos;
Cinto de Segurança de três pontos: para crianças a partir de sete anos e meio no banco traseiro.