Campanha da Urbes abordou motoristas sobre importância do respeito às vagas preferenciais


16/12/2016


A Urbes - Trânsito e Transportes realizou nesta sexta-feira (16) uma ação educativa de conscientização para o uso das vagas preferenciais. A abordagem foi feita no estacionamento do Supermercado Tauste, no Campolim, com o intuito de orientar os motoristas sobre o uso correto das vagas destinadas, especialmente, a idosos e pessoas com deficiência.

Na abordagem, os agentes educadores da Urbes verificaram as credenciais dos motoristas que têm o direito ao uso dessas vagas especiais, além de orientá-los sobre a o prazo de validade do documento para utilização correta desses espaços.  

Para a professora Andreia Brasileiro, de 42 anos e que estava acompanhada de uma idosa, "a campanha é relevante para conscientizar os motoristas quanto a importância do respeito às vagas preferenciais, pois muitos ainda não as respeitam", opinou.

Já o comerciante Marco Antonio Marcelo, de 55 anos, que também estava acompanhado de um idoso, disse que "a fiscalização para o uso correto das vagas preferenciais deveria ser constante e em todos os estacionamentos, pois só assim as pessoas respeitam esse direito." Vale lembrar que deixar de utilizar a credencial em vagas preferenciais é infração de trânsito de natureza gravíssima, com acréscimo de sete pontos ao prontuário do infrator e multa no valor de R$ 293,47, conforme a nova lei nº 13.281 de 4 de maio de 2016.

Quem pode solicitar a credencial 

Idosos e portadores de necessidades especiais podem solicitar a credencial de uso das vagas preferenciais. O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site www.urbes.com.br, além de outros documentos.

No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo disponível no site www.urbes.com.br. A credencial é válida em todo o território nacional.

Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida. 

O atendimento é das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site https://www.urbes.com.br/credenciamento-deficientes-idosos.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP