Prefeitura intensificará a remoção de veículos abandonados das ruas de Sorocaba
09/02/2017
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 e 118 ou ainda pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba e o “Fale Conosco” da Urbes
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, intensificará a partir da próxima segunda-feira (dia 13) a retirada de veículos em condições de abandono das ruas de Sorocaba.
De acordo com o diretor presidente da Urbes, Wilson Unterkircher Filho, a retirada dos veículos abandonados previne que focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, se alastrem na cidade e ainda impede que tais veículos sejam utilizados como esconderijos de drogas, por exemplo. Em Sorocaba, existe a lei municipal nº 10.731, de 26 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a retirada de veículos abandonados em vias públicas.
Atualmente não há um levantamento de quantos carros estão abandonados nas vias de Sorocaba. Para isso, além de contar com apoio da população nas denúncias, os agentes de trânsito da Urbes vão fazer um levantamento dos veículos abandonados existentes na cidade e tentarão localizar o proprietário para a sua remoção. Caso o proprietário não seja localizado, o veículo então será guinchado.
A operação será feita através de uma empresa de guincho já contratada por meio de licitação e especializada na prestação de serviços de depósito (guarda), operação e gestão de pátios, com estrutura de transporte (guinchos) para remoção e recolha de veículos automotores apreendidos por infração de trânsito e/ou abandonados nas vias e logradouros públicos.
Quando o carro é guinchado, é necessário regularizar a documentação, pagar multas e impostos atrasados, além da taxa de guincho e diária do pátio para a sua retirada. Após 90 dias, caso não seja retirado do pátio, o veículo será encaminhado a leilão municipal. O valor arrecadado será utilizado nas despesas de guincho e da guarda do veículo e, se houver excedente, será recolhido aos cofres públicos municipais.
Qualquer cidadão pode ajudar neste trabalho do Governo Municipal e denunciar pelos telefones 156 e 118 ou pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/) e o “Fale Conosco”, disponível no site da Urbes: www.urbes.com.br.