COMUNICADO À POPULAÇÃO - Paralisação do Transporte Coletivo
26/04/2017
A Urbes – Trânsito e Transportes informa que as empresas Consor e STU foram notificadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região sobre a Paralisação Nacional anunciada para esta sexta-feira (28), da 00h00 às 23h59.
Ainda que a notificação se baseie na Lei nº 7.783/89, o sindicato não se manifestou em disponibilizar um percentual mínimo de ônibus em operação em Sorocaba, motivo pelo qual a Urbes oficiou as duas empresas concessionárias (Consor e STU) e o sindicato para tentar evitar a paralisação. Além disso, ajuizou ação na tarde da última terça-feira (25) junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que seja mantida 70% da frota em operação.
De acordo com a Urbes, se houver a paralisação com um percentual mínimo de ônibus em operação, o Terminal Santo Antônio e o Terminal São Paulo serão abertos normalmente e todas as linhas continuarão em circulação, porém, com quantidade reduzida de ônibus e com longos intervalos de espera.
A Urbes lamenta esse tipo de manifestação que prejudica muito o deslocamento da população e orienta a quem puder, que altere as suas viagens, até que o serviço seja normalizado.
O Sistema de Transporte possui 109 linhas de ônibus em operação. Circulando diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antonio e 40 mil no Terminal São Paulo.
Trânsito
Os agentes de trânsito serão posicionados desde as primeiras horas da manhã em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação. A central semafórica operará em esquema diferenciado para dar fluidez às vias arteriais. Os agentes que trabalham no CCO Trânsito – Centro de Controle Operacional – auxiliarão no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.