Paralisação de ônibus em Sorocaba está suspensa até dia 19
13/07/2017
Nesta quinta-feira (13), o prefeito José Crespo recebeu, em seu gabinete, o vereador Francisco França, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Eustasia, além de outros representantes da diretoria, para tratar sobre a greve do transporte coletivo. Na reunião, o sindicato se comprometeu a suspender a paralisação de ônibus até a próxima quarta-feira (19).
No encontro, o prefeito solicitou que a Câmara de Sorocaba confirme juridicamente a possibilidade da antecipação da devolução do seu recurso à Prefeitura. Além disso, aguarda a oficialização da oferta do legislativo por escrito, com o valor financeiro e a data em que ele poderá ser transferido ao caixa único da Urbes. Já a Urbes vai rever a proposta.
Participaram também do encontro o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Wilson Unterkircher Filho, diretor-presidente da Urbes, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Rolim Neto, e o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.
Aguarda decisão do TRT
A Urbes ainda aguarda a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região a respeito das petições feitas envolvendo diferentes práticas irregulares por parte do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região ao longo da paralisação de ônibus.
A última petição foi feita na terça-feira (11) para comunicar mais uma vez o descumprimento da liminar por parte do sindicato e pedir pela aplicação de todas as sanções e pela decretação da ilegalidade da greve de ônibus na cidade. Neste dia, o sindicato chegou a impedir a entrada dos motoristas na garagem da Consor e, por consequência, nenhum ônibus da empresa circulou, prejudicando milhares de usuários, principalmente aqueles que se utilizavam das linhas da Zona Norte.