Urbes prepara esquema especial de trânsito para a volta às aulas
28/07/2017
Para o início do segundo semestre do ano letivo, a Urbes – Trânsito e Transportes realizará a partir de segunda-feira (31) um esquema especial de trânsito nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que pode causar reflexos em importantes vias da cidade.
De acordo com estudos da Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% no número de veículos nas ruas. A frota atual é de quase 467 mil, segundo o Detran. O período de maior fluxo na cidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h e 19h.
Os agentes de trânsito vão priorizar, nas primeiras semanas de retorno às aulas, algumas instituições de ensino realizando operações contínuas em pontos estratégicos do sistema viário que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. As demais escolas serão monitoradas de acordo com a necessidade.
Além de priorizar o transporte escolar, também receberão atenção especial os principais corredores viários em que há um aumento significativo da demanda veicular, como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e a da Bandeira. De acordo com a Urbes, também será feito o monitoramento das ciclovias da cidade, que pode ter mais utilização neste período.
Central Semafórica
A participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é fundamental nessa operação especial, promovendo a otimização dos semáforos dos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino.
A Urbes possui 64 câmeras de vídeo monitoramento de trânsito em pontos estratégicos da cidade, que possuem rotação de 360º graus na horizontal e 180º na vertical e proporcionam um campo de visão que o agente de trânsito em campo nem sempre consegue visualizar. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio das câmeras, a Urbes promoverá os ajustes necessários nos tempos dos semáforos e na remoção de interferências, contribuindo assim para aumentar a fluidez.
Rotas alternativas
Além das ações da comunidade voltadas para a “carona compartilhada” da empresa pública é que, na medida do possível, os condutores evitem os corredores arteriais e os trechos em que há grandes instituições de ensino, optando por rotas alternativas, mais tranquilas e rápidas. Todas estas rotas podem ser consultadas no site da Urbes: https://www.urbes.com.br/percursos-alternativos.
Trabalho educativo
Além de toda a operação especial de trânsito, a Urbes também promoverá atividades educativas do Programa de Trânsito “Faixa Viva” na porta de algumas escolas públicas e particulares, com o objeto de educar alunos e os pais para que adotem novas posturas no trânsito e respeitem às faixas de segurança das vias, dando prioridade ao pedestre, e orientando como cada um deve proceder na faixa de pedestre.
Durante a atividade, um grupo de mímicos, sem pronunciar uma só palavra, vão direcionar os pais e os alunos pedestres para a faixa, ensinam a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem a travessia. Um material informativo também será entregue às pessoas.
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros.
Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.
Segue abaixo a programação:
Dia 31 de julho
Mímicos na Porta de Escola
Local: Etec Rubens de Faria e Souza
Horário: das 11h30 às 13h
Dia 1 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: CEI-30 “Maria Pedroso Vellotti”
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 2 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: E.M. “Profº Paulo Fernandes Nóbrega Tortello”
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 7 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: “E.E. Visconde de Porto Seguro”
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 9 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: “E.M. Getúlio Vargas”
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 16 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: “E.M. Profª Norma Justa Dall’Ara”
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 22 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: Colégio Objetivo – Unidade Centro
Horário: 11h15 às 13h15
Dia 23 de agosto
Mímicos na Porta de Escola
Local: Colégio Dom Aguirre
Horário: 11h15 às 13h15