Urbes promove ações educativas do "Faixa Viva"
10/08/2017
Nesta sexta-feira (11), das 9h às 10h30, a Urbes – Trânsito e Transportes realizará uma blitz educativa na avenida São Paulo, próximo à árvore grande, visando conscientizar à população a importância do respeito as faixas de pedestres.
A ação faz parte da programação do Programa de Trânsito “Faixa Viva”, que tem como intuito educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade.
Durante a atividade educativa, a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes conversará com motoristas e pedestres que circularem pelo local, abordando a importância do respeito às faixas de segurança das vias, dando prioridade ao pedestre. Além de uma bate-papo com os pedestres, os educadores da Urbes vão orientar como deve ser feita a travessia. Um material informativo também será entregue à população.
Mímicos interagem com a população
Também na sexta-feira, das 15h às 17h, um grupo de mímicos vai atuar na faixa da rua Monsenhor João Soares com a rua Dr. Braguinha, no Centro. Já das 17h às 19h, eles estarão na faixa de pedestre da rua São Bento com a rua XV de Novembro.
Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensinam a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem a travessia. Um material informativo também será entregue às pessoas.
Para finalizar a programação desta semana, no sábado (12), das 9h às 12h, os mímicos vão promover a atividade na rua Padre Luiz, na altura do número 379.
Como deve ser
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros.
Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.