Ciclofaixa Recreativa será desativada por baixa adesão de público
21/08/2017
A Ciclofaixa Recreativa da avenida Afonso Vergueiro será desativada a partir deste domingo (27), devido à baixa adesão de público. O espaço funcionava até então aos domingos, das 7h às 12h, no trecho entre a Praça da Bandeira e a Praça Lions, nos dois sentidos de circulação da via, próxima ao canteiro central.
Para tomar esta decisão, a Urbes – Trânsito e Transportes realizou em fevereiro deste ano, durante três semanas consecutivas, uma pesquisa para reavaliar a utilização do espaço. O dia de menor movimentação foi em 5 de fevereiro, quando em cinco horas de funcionamento contabilizou apenas 145 pessoas utilizando o espaço de passagem, seja de bicicleta, patins, skate ou a pé. Já o dia de maior movimentação foi o dia 19 de fevereiro, com a presença de 257 pessoas. Esta quantidade de público vem caindo ainda mais até o momento.
De acordo com a Urbes, a estrutura utilizada para reservar a área de 1,2 km para a Ciclofaixa Recreativa é muito grande considerando a quantidade de pessoas que frequentam o espaço. A cada edição semanal, cinco agentes de trânsito permanecem no local durante todo o horário de funcionamento da atividade. Além disso, são utilizados, em média, 270 cones em toda a extensão do espaço.
A partir desta terça-feira (22), a equipe de Sinalização Viária da Urbes dará início ao serviço de remoção das placas do local. Na sequência, será removida a sinalização horizontal.