Respeito às vagas preferenciais será tema de ação educativa da Urbes
03/10/2017
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes, realiza nesta quarta-feira (4), das 10h às 12h, uma ação educativa de conscientização e respeito pelas vagas preferenciais destinadas a idosos e pessoas com deficiências (PCDs). Desta vez, a abordagem será realizada no Assaí Atacadista, localizado na Zona Norte da cidade.
O intuito da Urbes é orientar os motoristas sobre o uso correto das vagas preferenciais. Além disso, os agentes educadores vão abordar idosos e pessoas com deficiência que ainda não possuem a credencial e vão orientar sobre como obtê-la.
A utilização da credencial é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização dessas vagas. Deixar de utilizar a credencial em vagas preferenciais é infração de trânsito de natureza gravíssima, com acréscimo de sete pontos ao prontuário do infrator e multa no valor de R$ 293,47.
Como obter a credencial especial
Para obter a credencial especial obrigatória de idosos e de pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção, é necessário solicitá-lo na Urbes ou em qualquer uma das unidades da Casa do Cidadão.
O idoso deve apresentar cópia da carteira da identidade e de documento que comprove o local de sua residência, além do formulário preenchido, que está disponível no site: Requerimento idosos
Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção terá que entregar o requerimento e um atestado médico, conforme o modelo criado pela Urbes, que estão disponíveis no site: Requerimento deficientes.
Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
A Urbes está localizada na Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (15) 3331-5000 e pelo site da Urbes.