Funcionários da Urbes conferem palestra e recebem atendimentos de saúde
03/10/2017
A Urbes – Trânsito e Transportes programou várias atividades para a 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que ocorrerá até sexta-feira (6), nas sedes do Campolim e da rua Chile. Nesta terça-feira (3), os funcionários conferiram uma palestra sobre comportamento seguro e ainda receberam atendimento gratuitos na área de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia, e até limpeza de pele.
Realizada anualmente, a Sipat 2017 tem como tema "O momento de ter segurança é agora". O objetivo da Urbes é dar orientações de segurança no trabalho e de saúde, para trazer a prevenção de acidentes e o bem-estar de todos os funcionários.
Cuidados com a saúde e palestra
Durante todo o dia, uma equipe esteve na Urbes no período da manhã e da tarde de prontidão para aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia e realizar limpeza de pele nos funcionários, além de dar dicas de saúde.
“Gostei bastante do atendimento e fiquei feliz em saber que minha pressão arterial está normal. Com a correria do dia-a-dia acabava esquecendo de ter este tipo de cuidado”, comentou a auxiliar de limpeza, Maria Aparecida Ferreira.
Os funcionários puderam também conferir a palestra “Consciência do comportamento seguro”, ministrada de maneira dinâmica e interativa pelas profissionais de RH, Leticia Arakaki e Lucila Ressa. Antes disso, Lucila aplicou o exercício de respiração com todos os participantes, visando mostrar a importância da respiração correta. A ideia era, que feito o exercício, todos estivessem com a atenção plena no conteúdo que seria proferido.
Na sequência, Leticia deu iniciou à palestra com a proposta de despertar a conscientização da importância do comportamento seguro, já que cada um deve rever ou mudar algumas atitudes para dispor de um exterior melhor e mais seguro.
“Quanto mais consciente ele estiver sobre ele mesmo e a compreensão do ambiente externo, mais facilmente vai conseguir identificar as situações de risco e também as condições de risco. Desta forma, ele consegue agir de maneira assertiva para prevenir acidentes e viver em um ambiente mais seguro e harmonioso”, explicou Arakaki.
A auxiliar administrativa Maria Regina da Silva conferiu a palestra e garantiu que o tema passou a mensagem. "Foi muito válida. Muitas vezes sabemos das nossas atitudes errôneas, mas acabamos deixando de lado por conta do modo automático. E hoje fomos conscientizados a mudar e entendemos que, quando mudamos, influenciamos nosso entorno também".