"Faixa Viva" foi tema de capacitação na FUA
11/10/2017
Em torno de 50 funcionários da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) participaram na tarde desta quarta-feira (11) da capacitação do Programa de Trânsito "Faixa Viva". Realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, o evento ocorreu no auditório da FUA, no Alto da Boa Vista.
A capacitação é uma das estratégias da Urbes para educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade, além de promover o respeito e a cidadania entre todos. O grande desafio da Urbes é promover a mudança de comportamento dos sorocabanos, como, por exemplo, dar a prioridade ao pedestre parando com seu veículo com segurança sem provocar acidentes.
Durante a capacitação, a equipe da Urbes abordou a fragilidade do pedestre e a necessidade do respeito de outros modais. Na palestra, também foi destacada a importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, a sinalização que uma pessoa deve fazer para mostrar a sua intenção de atravessar a via e assim garantir a sua segurança.
Como deve ser
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem.
Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.
Empresas e outros grupos interessados em receber a capacitação do "Faixa Viva" devem entrar em contato pelo telefone (15) 3331.5000 ou pelo Fale Conosco disponível no site: www.urbes.com.br.