Blitz educativa na av. Ademar de Barros tratou do perigo de beber e dirigir
20/10/2017
A Urbes – Trânsito e Transportes realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma blitz educativa da Lei Seca na avenida Ademar de Barros, no Trujillo. O principal objetivo foi de alertar os condutores que passaram pelo local sobre o problema que envolve a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito.
A ideia é que, ao ingerir bebida alcóolica, o munícipe opte por outro meio de voltar para casa, seja com um motorista não alcoolizado e até mesmo de táxi ou de ônibus.
Durante a blitz, a equipe da Urbes conversou com motoristas sobre o perigo de beber e dirigir e ainda entregou um material informativo. No local ainda ficou exposto um balão inflável da Lei Seca para chamar a atenção dos condutores.
O que diz a lei
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.
Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.