Blitz do Faixa Viva abordou 187 pessoas
31/10/2017
Na tarde desta terça-feira (31), a Urbes – Trânsito e Transportes realizou uma blitz educativa do Programa de Trânsito Faixa Viva na avenida Prof. Arthur Fonseca, no Jardim Emília, próximo à faixa de pedestres do Colégio Uirapuru. Durante a ação, que ocorreu das 14h às 15h30, 187 pessoas foram abordadas.
O intuito da Urbes foi de conscientizar à população da importância do respeito a todas as faixas de segurança das vias, para que o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento.
Durante a atividade educativa, a equipe da Urbes conversou com motoristas que circularam pelo local sobre como deve ser feita a travessia e como o motorista deve ser comportar. Além de uma bate-papo rápido, os educadores entregaram um material informativo à população.
Como deve ser
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.