Palestra da campanha "Meu Tesouro, Meu Bebê" orientou população
21/11/2017
A Urbes – Trânsito e Transportes realizou nesta terça-feira (21) uma palestra da campanha “Meu Tesouro, Meu bebê” na Unidade de Saúde da Família (USF) Márcia Mendes, localizada no Jardim Vera Cruz.
O intuito foi de alertar à população sobre a necessidade do uso da cadeirinha para transportar crianças e também visa inteirar as futuras mamães de que devem também fazer o uso do cinto de segurança.
Durante a palestra, a equipe da Urbes explicou sobre a importância do uso do dispositivo de segurança correto para as crianças, conforme a sua idade, peso e altura, e fez um apelo sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito para que as crianças deixem de ser vítimas fatais em acidentes pelo não uso da cadeirinha. Os participantes ainda receberam um material com instruções e dicas sobre o tema.
A gestante Evelin Godoy Soares, de 22 anos, conferiu a palestra e disse que gostou do aprendizado. “Achei bacana ter alguém de prontidão para ensinar detalhadamente como instalar e usar a cadeirinha. Muitas vezes, mesmo lendo as instruções que vem acompanhado do dispositivo, acabamos colocando errado”, observou.
Rosa Maria da Silva Ferreira, de 64 anos, também participou e comentou que a palestra é importante, já que muitos pais são negligentes com seus filhos no trânsito. “Meu netinho Josué, está prestes a nascer, por isso darei a cartilha que recebi à minha filha para que possa se informar”, disse.
Atualmente existem quatro dispositivos de segurança para preservar a integridade física das crianças durante o transporte em veículos: o bebê conforto (para crianças de até um ano de idade), a cadeirinha (para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos), o assento de elevação (para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio atrelado ao cinto de segurança de três pontos) e o cinto de segurança de três pontos (para crianças a partir de sete anos e meio no banco traseiro).
A cartilha do programa pode ser conferida no site: www.urbes.com.br. Outras instituições interessadas em receber a ação podem entrar em contato com o Setor de Educação para o Trânsito pelo telefone (15) 3331-5000 ou pelo serviço “Fale Conosco” do site da Urbes.