Urbes ofereceu curso de Libras aos seus funcionários


26/04/2018


 

Iniciativa foi direcionada aos profissionais que atuam diretamente com atendimento ao cidadão

 

 

 

A Urbes – Trânsito e Transportes ofereceu neste mês de abril o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a 30 funcionários que atuam diretamente com atendimento ao público. As aulas tiveram início no dia 16 e foram finalizadas nesta quinta-feira (26).

 

Com carga horária de 30 horas, as aulas tiveram conteúdos teórico e prático e foram ministradas pela intérprete e professora de libras da Integra Surdos Sorocaba, Aline Marchetti. Os participantes seguiram uma apostila completa sobre Libras, com mais de mil sinais, e desta forma, estudaram temas variados e também pertinentes à área de atendimento da Urbes.

 

Durante o curso, teve conversação em Libras entre os funcionários e dinâmicas. Numa delas a professora simulou que era uma munícipe com deficiência auditiva e precisava de atendimento através de sinais.

 

De acordo com Aline Marchetti, os alunos progrediram muito durante as aulas. “O desenvolvimento deles foi positivo. O grupo esteve muito interessado desde o início e todos comentaram que tinham dificuldades para interagir com pessoas que somente entendem em Libras, por isso fizemos várias atividades práticas e eles mostraram um resultado ótimo”, relata.

 

O agente de trânsito, Elson Saraiva, participou do curso de Libras principalmente porque seu expediente é na rua e tem bastante contato com pessoas. “Acho muito importante conhecer Libras e agora me sinto apto para se comunicar por meio dos sinais”, afirma.

 

Outra participante foi a auxiliar administrativa, Cibele Aparecida Martins Viana, recepcionista na sede da Urbes. Ela ficou muito feliz em participar: “vou levar o conhecimento para a minha vida, foi uma oportunidade sensacional e importante para quem trabalha com atendimento. Já atendi várias pessoas com deficiência auditiva e para conseguir entendê-las, eu usava a escrita. Depois do curso, obtive mais noção de como é grande a dificuldade das pessoas com essa deficiência para se comunicarem. Tudo que aprendi vou replicar para as outras meninas que trabalham comigo”, garante Cibele.

 

A auxiliar operacional, Rosineri Sena Moura Rodrigues, trabalha nos postos de informações dos terminais de ônibus e conta que tem contato com pessoas com deficiência auditiva, que precisam de informações, e a única forma que ela conseguia ajudar era por meio da escrita, mas que agora poderá se comunicar também em Libras.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP