Calçadas do Centro de Sorocaba estão sendo diagnosticadas
28/05/2018
Esse é o primeiro passo para tornar o passeio público de ruas da região central mais largas, garantindo acessibilidade
Nesta segunda-feira (28), técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) deram início a um trabalho para obter um diagnóstico das calçadas do Centro de Sorocaba. A ação faz parte do Programa Municipal de Acessibilidade nas Calçadas, lançado pelo prefeito José Crespo e pelo secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Franchim, também presidente da Urbes, em abril deste ano.
Coordenado pela Urbes, o programa pretende resgatar a qualidade dos passeios públicos de Sorocaba e incluir medidas que possam contribuir e facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a acessibilidade nas calçadas.
De acordo com o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, o Centro de Sorocaba foi escolhido para receber o projeto-piloto por ser um local com alta circulação de pedestres, rotas inclusive de usuários com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB (lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), calçada é uma parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Já o passeio é parte da calçada livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Sobre o diagnóstico
O trabalho de coleta de dados para obter um diagnóstico das calçadas de algumas ruas do Centro vai permitir que os profissionais do Poder Público façam o levantamento das atuais condições e o que será necessário fazer para adequá-las ao programa municipal.
O serviço continua nesta terça-feira (29). Após a coleta de dados e definido um conceito para o alargamento das calçadas, o próximo passo será contratar uma empresa para que seja feito o projeto executivo da obra, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
O projeto-piloto prevê o alargamento das calçadas nas seguintes vias: Penha, 13 de Maio, Paula Souza, Azevedo Sampaio, Leopoldo Machado, Afonso Pena, Santa Clara, Monsenhor João Soares, trecho da rua Padre Luiz, trecho da Miranda Azevedo, Padre José Manoel de Oliveira Libório, José Antônio Ferreira Prestes, Professor Toledo, Arthur Gomes, trecho da Cesário Mota, Ubaldino do Amaral, Nogueira Martins e Senador Feijó. Para isso, serão eliminados os estacionamentos de veículos dessas vias.
Além disso, outras ruas se tornarão calçadão, a exemplo da rua Dr. Boulevard Braguinha e Barão do Rio Branco, como a Dom Pedro II, Anita Garibaldi, Coronel Benedito Pires, José Bonifácio e Maylasky.